Baal HaSulam Sobre O Mandamento Do Amor

laitman_219.01Pergunta Por que você diz que seu foco é corrigir a relação entre as pessoas e unificá-las, enquanto Baal HaSulam escreveu principalmente sobre os mundos, Sefirot, etc.

Resposta: Baal HaSulam teve que revelar o sistema que governa o nosso mundo. Seu Talmud Eser Sefirot, comentários sobre A Árvore da Vida do Ari, O Livro do Zohar e outras obras constituíram a base de seu trabalho.

Mas se tomarmos as cartas e os artigos de Baal HaSulam, todos falam unicamente sobre o processo de alcançar o Criador, que é o objetivo de estudar a ciência da Cabalá.

A realização espiritual ocorre apenas entre as pessoas que estão envolvidas na criação de uma conexão específica entre si. Essa conexão deve ser semelhante às dez Sefirot e é por isso que Baal HaSulam descreveu isso como O Estudo das Dez Sefirot (Talmud Eser Sefirot).

Assim que as pessoas se tornam semelhantes ao que é descrito como dez Sefirot, elas imediatamente começam a sentir o Criador nelas. Isto significa que esses sentimentos são um sensor, um detector que revela o Criador.

Comentário: Uma vez o Baal HaSulam recebeu uma carta de um de seus concidadãos com uma afirmação de que Baal HaSulam definiu uma nova estrutura, uma nova metodologia.

Baal HaSulam respondeu com uma longa carta na qual sublinhou: “Parece que você não estudou suficientemente minhas palavras”. Ele observou que “quando as pessoas entraram na terra de Israel e não havia paz, era impossível esperar que alguém cumprisse o mandamento principal”.

Para que a Torá não seja esquecida, as pessoas começaram a se envolver no resto dos mandamentos, ignorando o mais importante porque não tinham outra escolha. Mas o mais importante é: “Ama o teu próximo como a ti mesmo”.

Meu Comentário: Está escrito em preto e branco. Não há como contornar isso. E isso é exatamente o que está faltando. Existe um vazio em todas as religiões modernas no cumprimento do mandamento do amor ao próximo. É por isso que todos, incluindo figuras e sistemas religiosos, odeiam a Cabalá porque ela enfatiza a conquista do amor ao próximo.

Da Lição em Russo 10/09/17

Comente