Avanço Espiritual

Laitman_509A sabedoria da Cabalá define a ordem das ações que ocorrem em nosso desejo de desfrutar com a intenção de receber ou dar. O desejo de desfrutar é a nossa natureza, e a intenção depende da pessoa. A mudança do desejo e a mudança da intenção juntos são chamadas de movimento espiritual.

A sabedoria da Cabalá fala apenas sobre esse movimento. A pessoa não deve confundir com os movimentos que vemos neste mundo; este mundo é ilusório, com movimentos e imagens imaginários. Essa é toda a dificuldade: separar-se das ações externas, incluindo toda a nossa psicologia, e começar a distinguir as mudanças que ocorrem dentro de nós como resultado de movimentos espirituais internos.

Entrar no primeiro estado espiritual (embrião) não significa mover-se lá como você é agora, mas sofrendo um número necessário de mudanças. A questão é: “O que permanecerá do nosso eu anterior durante a transição de um estado para outro?” Este não é um movimento, como se estivesse sentado em um carro e dirigindo para algum lugar. No movimento espiritual, eu mesmo estou mudando e, assim, gradualmente alcanço o estado de embrião espiritual.

Portanto, precisamos verificar a nós mesmos: quais mudanças recebemos e devido a que? Elas nos levam à entrada do mundo espiritual? Estou me tornando uma nova pessoa todos os dias? O que resta de ontem? Posso dizer que dei um passo à frente? Que outras etapas são necessárias para se tornar um embrião espiritual?

Um Cabalista deve ser muito sensível às mudanças que ocorrem nele. Tudo o que eu senti e pensei ontem não desaparece apenas como em uma pessoa comum, mas eu mudo completamente minha base para um novo desejo e pensamento. É possível dizer que eu sou uma nova pessoa todos os dias.

Como uma cobra troca sua pele, nós precisamos mudar nossos desejos, intenções e hábitos para combinar cada vez mais com o primeiro estado espiritual – desejá-lo, fazer esforços para abordá-lo e antecipar que ele será revelado no próximo instante.

E se não for revelado, então, pelo menos, eu dei outro passo em direção a ele, fiz mais uma mudança em mim, e agora estou me preparando para novas mudanças. Desta forma, vou passar pelo número necessário de mudanças até adquirir a forma de um embrião espiritual.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 15/01/18, Lição sobre o tema: “Entrando Em Ibur”, (Preparação Para Convenção Mundial 2018)

Comente