A Diferença Entre Os Objetivos Da Cabalá E Da Psicologia

laitman_938.07Pergunta: Os objetivos da sabedoria da Cabalá e da psicologia são diferentes. O objetivo da sabedoria da Cabalá é descobrir o Criador, e o objetivo da psicologia é conviver melhor em nosso mundo. Mas os meios são muito semelhantes. Ambas usam o trabalho em grupo, a influência do ambiente, etc. O que é único na sabedoria da Cabalá que não é encontrado na psicologia?

Resposta: A psicologia de grupo é o estudo de como conectar as pessoas em um único coletivo. Isso é necessário em todos os lugares: instituições, escolas, governos, e até mesmo a família. Mas eles lidam com a conexão no nível da psicologia normal.

Primeiro, a psicologia Cabalística exige que não haverá mais de dez pessoas em um grupo.

Em segundo lugar, é desejável que os grupos sejam organizados de acordo com o sexo, homens ou mulheres.

Em terceiro lugar, a conexão é alcançada não por meio da psicologia de grupo típica, mas por meio da Luz superior. Uma unidade como esta acontece em um nível completamente diferente: não em um nível psicológico, mas em um nível espiritual.

A diferença é que em um nível psicológico, a conexão é baseada no benefício que a pessoa recebe ao se conectar com outras pessoas, uma vez que tal conexão pode ajuda-la no que diz respeito ao relaxamento, segurança, sustento, saúde, uma vida melhor da família, uma melhor atmosfera no trabalho, na escola, etc. Ela pode fazer uma grande diferença na vida da pessoa e reduzir seu sofrimento.

Por outro lado, a psicologia Cabalística é baseada em um método diferente: a atração da Luz superior. Nós não tentamos nos conectar uns com os outros; em vez disso, atraímos a Luz superior até nós, que nos conecta acima do nosso egoísmo, em relacionamentos altruístas uns com os outros.

Por exemplo, eu não conecto com você para criar a nossa própria pequena empresa. Em vez disso, com a ajuda da Luz – uma energia espiritual superior única que existe ao nosso redor – nós podemos construir uma unidade comum acima de nós. Nós a invocamos através de determinadas atividades, para que esta energia, chamada Ohr Makif (Luz Circundante, que é invisível e não sentida por nós), atue sobre nós e nos conecte acima do nosso egoísmo. Então, a nossa conexão se torna altruísta e espiritual; dentro dela começamos a sentir o mundo superior e o Criador.

Pergunta: Que tipo de sentimento uma pessoa experimenta quando atrai a Luz superior para si mesma?

Resposta: Como se diz: “Nós vivemos sem sentir o chão debaixo de nós…” Você habita dentro de seus amigos; você se adere a eles. A sua salvação egoísta existe dentro deles, mas quando isso é feito, você já não é um egoísta. Assim, a sabedoria da Cabalá e a psicologia diferem não só na meta, mas também nos meios para alcançá-la. Nós não tomamos nada deste mundo.

Da Lição de Cabalá em Russo 03/09/17

Comente