Obediência Ou Crítica?

laitman_530Observação: Você diz que é preciso obedecer a seu professor e ouvir seus conselhos sem qualquer crítica. Por outro lado, eu ouvi dizer que durante as lições essa crítica é importante e que a dúvida é inevitável no caminho. Além disso, isso ajuda os estudantes no seu avanço. Esclareça essa contradição.

Meu Comentário: Não há nenhuma contradição aqui. Por um lado, no nosso movimento para a frente, temos que obedecer completamente ao professor já que ele vê que devemos dar muitos passos à frente e não damos; não só podíamos cometer um erro, mas podíamos evitar o caminho.

Por outro lado, quando começamos a avançar seguindo a direção certa e o professor, podemos descobrir todas as nuances do nosso avanço. E isso é considerado normal. Naturalmente, todo estudo é baseado em perguntas e respostas.

Pergunta: E quanto às críticas?

Resposta: Como você pode criticar o Partzuf superior se você não está no nível dele? O professor tem suas próprias intenções e seus próprios planos sobre os quais você não conhece nada, porque ele está em um nível superior ao seu. Portanto, tudo o que lhe é revelado está escondido de você.

Pergunta: Se uma pessoa começa a nos criticar, ela pode ir a outro professor, um terceiro, um quarto e então perceber que a verdade está aqui e voltar?

Resposta: Geralmente, sim. Mas o professor pode não aceitá-la de volta. No entanto, se você voltar e for aceito, agarre-se a isso com força e comece a avançar.

Pergunta: Você diz para ouvir o professor em assuntos espirituais, não a vida corpórea. Mas meus amigos do grupo me dizem que, se eu quiser avançar espiritualmente, devo imitar meu professor em tudo. Esse é um costume na Cabala ou não?

Resposta: Isso é Hassidismo. Nenhum Cabalista exigiria que seus alunos o imitassem.

Da Lição de Cabalá em Russo 24/09/17

Comente