Excertos da Lição Diária de Cabalá 09/01/18

Dr. Michael LaitmanDa 1ª Parte da Lição

Vivendo na Realidade de “Não Há Outro Além Dele”

  • Todos os problemas são causados ​​pela revelação da próxima Reshimo (gene espiritual), mas se manifestam em várias vestimentas, sob a forma de inimigos, doenças, problemas com entes queridos ou com pessoas aleatórias. Depende da forma da Reshimo que a pessoa precisa corrigir.
  • Em situações desagradáveis, uma pessoa se sente perdida e quer fugir. Mas ela precisa experimentar a medida completa da amargura até a profundidade da Reshimo. Então ela entra em um novo grau, como se “lembrasse” de que tudo isso foi enviado pelo Criador para ajudá-la a avançar. Ela certamente não se lembraria do Criador sozinha, mas o sofrimento a afeta, aproximando-a da Luz superior. Então, ela começa a entender o motivo do que está acontecendo, a sentir que isso veio do Criador e a decidir “Não há outro além Dele”. Desta forma, ela supera seus medos e preocupações.
  • Problemas que amedrontam uma pessoa são enviados para ajudá-la a aderir ao Criador; este é o único propósito deles. Se uma pessoa entende que o Criador deseja aproximá-la mais por esses problemas, então sua atenção se desloca para o Criador e como se aproximar Dele. É como uma criança pequena que constantemente tenta fugir de sua mãe. Mas, assim que vê algo que a assusta, se apega a ela e quer esconder-se em seus braços para que ela a envolva, como se estivesse no ventre dela.
  • Problemas assustadores são uma ótima correção e uma ajuda enviada à pessoa de cima para distanciá-la de sua natureza má e aproximá-la do Criador. Ela entende o bem e corrige a Reshimo revelada justificando e aderindo ao Criador que lhe enviou esses problemas para educá-la.
  • Como uma pessoa pode ser salva do mal e até mesmo justificar o Criador nas circunstâncias mais difíceis do completo desespero quando o mundo está imerso na escuridão? Somente através do ambiente que a apoia em tempos difíceis e a ajuda a permanecer em constante adesão com o Criador, independentemente da revelação cada vez maior da quebra.
  • Justificar o Criador significa conectar tudo o que está acontecendo comigo a Ele, regozijando-me de que Ele está se distanciando de mim de modo que neste novo estado desconectado eu possa aderir a Ele.

Da 2ª Parte da Lição

O Estudo das Dez Sefirot

  • Os graus do mundo espiritual crescem desde dentro, se vestem em manifestações cada vez mais externas, como círculos concêntricos que se espalham depois que uma pedra é jogada na água. Assim, um novo núcleo interno começa a crescer no Partzuf (objeto espiritual), enquanto a parte interior anterior se torna a parte externa.
  • Quando cresce ainda mais, a camada externa do grau superior torna-se a camada interna do grau inferior. Interna se transforma em externa e externa na interna do grau inferior, e assim por diante e assim por diante.
  • A união dos graus superior e inferior é o mistério mais difícil e profundo, porque é a união entre o Criador e a criação em cada nível.

Da 3ª Parte da Lição

Baal HaSulam “Shofar HaMashiach

  • Os livros Cabalísticos sempre foram envoltos em segredo. Além dos Cabalistas, ninguém entende nada que esteja escrito neles. Os Cabalistas falam sobre o que é bom para a humanidade e seu progresso em direção à correção. Quando estamos ensinando crianças pequenas, não divulgamos tudo de uma só vez, mas revelamos as coisas gradualmente, conforme estejam prontas para isso. Primeiro, as educamos para que elas possam usar o conhecimento que estão recebendo corretamente. Quando falamos de graus espirituais inalcançáveis ​​para o intelecto e os sentimentos humanos, a preparação especial é ainda mais importante.
  • Se a geração não estiver pronta, os livros Cabalísticos retornam à ocultação. Foi o que aconteceu com Baal HaSulam, que escreveu muitos textos que ele depois escondeu e alguns até queimou. As autoridades o proibiram de publicar seu jornal. Isso foi tudo para garantir que esses textos sejam revelados da maneira e hora certas.
  • Por que O Livro do Zohar é tão importante para a nossa correção se é um comentário sobre a Torá? A Torá contém todas as informações até o fim da correção, mas não é explicada lá. A Torá descreve as correções necessárias para a construção do Primeiro e Segundo Templos. O Zohar, no entanto, foi escrito após a destruição do Segundo Templo, e diz como chegar ao Terceiro Templo após a destruição e o exílio. Ele foi escrito para a última geração, quando o exílio termina e começa a construção do Terceiro Templo, que é o vaso para a revelação da Luz superior. Este é o momento em que O Livro do Zohar é necessário.

Da Lição Diária de Cabalá 09/01/18

Comente