Egoísmo Positivo

laitman_562.02Pergunta do Facebook: Existe uma força egoísta positiva?

Resposta: Não. O egoísmo não pode ser positivo porque ele separa a pessoa de qualquer coletivo, da comunidade, da conexão, da natureza. Ao mesmo tempo, a direção do pensamento humano é apenas para si mesmo, para sua própria causa. Portanto, ele não pode ser positivo porque está na direção oposta da força geral da natureza – do Criador.

Pergunta: Então, ele é sempre destrutivo?

Resposta: Sempre. É bom apenas quando a pessoa está nos estágios iniciais de seu desenvolvimento, como uma criança pequena. Nós lhe permitimos tudo: a deixamos usar seu ego porque é necessário para o seu desenvolvimento. Então, dos 13 aos 15 anos, ela já deve se controlar como um adulto. E nós começamos a exigir cada vez mais dela.

É semelhante ao nosso desenvolvimento espiritual. Em primeiro lugar, éramos egoístas e atravessamos um longo caminho egoísta por milhares de anos.

Mas agora o progresso egoísta já está chegando ao seu fim e somos obrigados a iniciar a próxima metade, completamente diferente, de nossa existência: a altruísta. Da mesma forma que uma pessoa é considerada criança, digamos, até 15 anos de idade e depois deve levar a vida de um adulto.

Nós vemos que o egoísmo terminou seu desenvolvimento.

Pergunta: O que é progresso agora?

Resposta: É apenas a transformação de uma pessoa de egoísta em altruísta, quando ela tornará a si mesma e o mundo inteiro um todo único. Só então poderemos existir e evoluir de forma adequada e bela. Caso contrário, nos conduziremos à destruição.

De KabTV “Notícias com Michael Laitman” 09/11/17

Comente