Cabalá E Psicologia Corporal

laitman_202.0Pergunta: O Cabalista entende as pessoas melhor do que todas as pessoas?

Resposta: Não. Um Cabalista não é psicólogo. Ele não olha para a personalidade das pessoas, não lhe interessa.

A psicologia convencional é a psicologia do nosso egoísmo animal. Ela é unanimemente desconsiderada como uma ciência porque o mundo egoísta interior de uma pessoa não pode ser conhecido. Nós podemos deduzir alguns padrões através de meios puramente experimentais, mas nada mais.

Baal HaSulam apreciava a psicologia porque ela permite que a pessoa se separe da psicologia idealista e religiosa, a qual nos assegura que após a morte podemos alcançar o mundo vindouro.

Em princípio, isso deve ser entendido. Quando o corpo de uma pessoa morre, seu egoísmo não desaparece, ele simplesmente perde certa espessura de seu desejo egoísta. O desejo permanece, mas não numa forma totalmente egoísta e terrena.

A psicologia corpórea dá a pessoa uma base sólida com a qual ela pode visualizar de forma correta e madura o mundo. Afinal, a abordagem mais importante na Cabalá é que uma pessoa não tem mais do que o que seus olhos podem ver, e é assim que ela deve se relacionar com tudo. Portanto, a Cabalá é uma ciência precisa, madura e sóbria, sem filosofias e psicologias.

Da Lição de Cabalá em Russo 03/09/17

Comente