Amor De Um Judeu

laitman_938.02Pergunta do Facebook: “Ama o seu próximo como a si mesmo” só se aplica aos judeus? É importante para um judeu que estuda Cabalá amar todas as pessoas na Terra, por exemplo, ucranianos, russos, ou apenas judeus?

Resposta: A Torá fala sobre a estrutura geral do mundo. Como está escrito: “A minha casa será chamada de casa de oração para todos os povos”.

Pergunta: Então, você chama a Torá de um livro mundial?

Resposta: Claro. É um livro mundial e é uma religião mundial que foi dada a toda a humanidade na antiga Babilônia na forma que existia naquela época. Mas apenas um pequeno grupo de pessoas a aceitou; eles eram alguns milhares de pessoas de toda Babilônia que se juntaram a Abraão. Portanto, nós podemos dizer que ela existe não só para os judeus e deve se aplicar a todos.

A lei do “ama seu próximo como a si mesmo” é a principal lei da Torá. Mas primeiro ela deve ser realizada pelos seguidores do grupo de Abraão, e então o mundo inteiro aceitará essa ideia. O mundo não tem outra escolha porque tudo está tão conectado na natureza que ainda teremos que agir dessa maneira entre nós mesmos: nos conduzir a uma boa compreensão mútua.

Pergunta: Quem deve amar aquele que estuda Cabalá? Quem é o próximo?

Resposta: O próximo, no final, é todo mundo. Mas a realização dessa ideia deve começar com um pequeno grupo que se expandirá cada vez mais.

Ao mesmo tempo, a nacionalidade não é importante. Afinal, um judeu não é uma nacionalidade, mas uma reunião de todas as pequenas nações que viveram na antiga Babilônia e seguiram esta lei. Essa é uma ideologia.

Portanto, hoje, se uma pessoa, digamos um francês de origem, se torna judeu, como ele muda? Ele se torna judeu por seu propósito espiritual.

Yehudi (judeu) vem da palavra “Chibur“, “Yichud” (Unidade). Israel significa direto ao Criador. Se uma pessoa aspira a isso, ela pode ser chamada de judeu. É suficiente para ela aceitar essa lei. Nada mais é necessário.

De KabTV “Notícias com Michael Laitman” 09/11/17