“Os Cachorros Ladram E A Caravana Passa”

Laitman_049.01Pergunta: Suponha que uma pessoa tenha começado a estudar em um dos nossos Centros de Educação de Cabalá. De repente, ela encontra críticas sobre a Cabalá de Laitman. Como ela deve reagir a isso?

Resposta: As pessoas devem reagir como quiserem; é problema delas. Eu espero viver mais alguns anos, até levar todos aqueles que desejem ao objetivo espiritual, e durante esse tempo outros escreverão páginas muito mais “lindas” sobre mim.

Como você pode reagir a isso? De forma alguma. “Os cachorros ladram e a caravana passa”. Não podemos fazer nada. Essa é a natureza humana. Percebendo isso, eu não presto atenção a nada. Então é mais fácil para mim. Eles são os que balbuciam com raiva.

Pergunta: Digamos que um novo aluno esteja ansioso em ler sobre Laitman. Então algo ruim chega até ele, como a natureza brinca com um homem. Existe uma liberdade de escolha?

Resposta: Sim. Deixe-o entender o que Laitman diz e o que os outros dizem.

Pergunta: Que ferramentas ele tem para entender isso?

Resposta: É o ponto no coração. Se ele não o deixar descansar, ele o forçará a abrir não os meus livros, mas os livros do Baal HaSulam. Gradualmente, ele começará a entender que eles contêm uma sabedoria divina, que é o próximo nível.

Portanto, ele não poderá se limitar apenas a realizar ações mecânicas em nosso mundo – qualquer religião, não importa o que – mas desejará compreender a origem da vida e seu destino, de onde ele vem, o que e onde ele está. Ele não poderá viver sem isso e a natureza o forçará.

Todos os problemas que vemos hoje – desastres naturais, furacões e guerras – ocorrem apenas para forçar a pessoa a entender que ela precisa encontrar uma resposta à questão do sentido da vida. Caso contrário, a vida é completamente vazia.

Da Lição de Cabalá em Russo 10/09/17

Comente