“E Só Moisés Se Aproximará Do Senhor”

laitman_740.03Torá, Êxodo 24:01 – 24:02: Depois disse a Moisés: Sobe ao Senhor , tu e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel; e adorai de longe. E só Moisés se aproximará do Senhor; mas eles não se cheguem, nem o povo suba com ele.

Essas são as etapas de desenvolvimento. Existem diferentes níveis de desejos dentro de uma pessoa. O povo representa o desejo egoísta corrigido para a doação, mas corrigido em uma pequena altura.

Então vêm os Levitas, os Cohen, os filhos de Aarão (Nadave e Abiú), Araão e, finalmente, Moisés. Toda essa hierarquia personifica uma pessoa. Isto é, o povo e todos os justos estão todos em uma pessoa. E Moisés está no topo da pirâmide, então só ele pode se aproximar do Criador, e o resto, não.

Torá, Êxodo 24:03 – 24:04: Veio, pois, Moisés, e contou ao povo todas as palavras do Senhor, e todos os estatutos; então o povo respondeu a uma voz, e disse: “Todas as palavras, que o Senhor tem falado, faremos”.

E Moisés escreveu todas as palavras do Senhor, se levantou de madrugada e construiu um altar ao pé do monte e doze monumentos para as doze tribos de Israel.

O povo são todos os desejos egoístas do homem. Eles estão abaixo de Moisés. Ele os puxa como um pescador que joga uma rede ao mar e agora está puxando o peixe para fora da água.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 01/07/13

Comente