“E Dar-Te-Ei As Tábuas De Pedra”

laitman_740.02Torá, Êxodo, 24:12 – 24:14: Então disse o Senhor a Moisés: Sobe a mim ao monte, e fica lá; e dar-te-ei as tábuas de pedra e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para os ensinar.

E levantou-se Moisés com Josué seu servidor; e subiu Moisés ao monte de Deus.

E disse aos anciãos: Esperai-nos aqui, até que tornemos a vós; e eis que Aarão e Hur ficam convosco; quem tiver algum negócio, se chegará a eles.

Trata-se da separação de vários níveis de governança. Existe a mesma separação dentro de uma pessoa que existe na sociedade. Há pessoas comuns, levitas, cobras e moças dentro dela. No entanto, apenas o ponto chamado Moisés entra no contato mais alto com o próximo nível, e então a subida começa.

Está escrito: “E dar-te-ei as tábuas de pedra e a lei, e os mandamentos”. O ponto chamado Moisés é incluído no próximo grau que começa a partir do nível inanimado (Domem, nível de pedra, que é chamado Lev HaEven, o coração de pedra) e se rende à força superior que esculpe os mandamentos sobre ela. Esse é o trabalho do Criador.

Moisés não consegue esculpir em seu coração (no nível de Lev HaEven) as palavras da Torá, isto é, os mandamentos espirituais que representam as dez Sefirot, os mais corrigidos e profundos. Afinal, a base do próximo grau é a correção de uma pessoa no nível egoísta mais profundo.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 01/07/13

Comente