Como Devemos Tratar A História E As Tradições?

laitman_202.0Pergunta: Como devemos ver os eventos que já aconteceram? Como devemos avaliá-los?

Resposta: De forma alguma! Não olhe para trás no passado, não pense nisso ou nem leve isso em conta. Só existe o hoje, e ele depende de mim.

O que mais importa para uma pessoa é descobrir como ela pode se sintonizar para perceber o mundo do jeito certo.

Pergunta: O estudo da história, das tradições e da cultura não nos ajuda a nos desenvolver?

Resposta: Nós precisamos nos elevar acima das tradições e da cultura. A única coisa que precisamos é nos comunicar devidamente com as pessoas que nos rodeiam e ensiná-las apenas uma coisa: “Ama ao próximo como a si mesmo”. Tudo o mais foi inventado pelo nosso egoísmo para se afirmar.

Pergunta: Nós nem precisamos estudar a história da Cabalá?

Resposta: Ao estudar a Cabalá, a pessoa também aprende sua história porque ela aprende sobre o desenvolvimento dos Kelim (vasos, desejo) e o desenvolvimento da Luz que influencia o desejo. É nisso que se resume toda a história.

Certo espaço foi definido para nós. Esse espaço é chamado de desejo de receber. Ele é influenciado pela Luz – o desejo de doar. Como o desejo de doar passa pelos estágios de seu desenvolvimento, gradualmente se torna semelhante à Luz. Nesse grau, a Luz o preenche.

O preenchimento gradual do desejo de receber pela Luz, essa é toda história. Não há mais nada.

Observação: Visto que eu estudo história em uma universidade, meu desejo é discordar de você. Mas, por outro lado, não vemos nenhum exemplo de que o homem aprenda qualquer coisa, tome as conclusões corretas e atue corretamente com base em seu estudo da história.

Meu Comentário: Antes de tudo, a história é escrita por egoístas – cada um a partir de seu próprio ponto de vista que lhe é benéfico: quer para elevar a si mesmo ou a sua nação ou por outra questão.

Se você me perguntar por que eu preciso de história, é só para falar com as pessoas porque eu dissemino a Cabalá. Caso contrário, não tenho absolutamente nenhuma necessidade dela.

Eu estou falando como uma pessoa que passou por uma ampla educação superior e estudou muitas coisas. Nada disso é necessário. “Quanto menos você sabe, melhor você dorme”. Dessa forma, você não confunde sua cabeça com filosofias ou histórias. Você precisa saber apenas uma coisa: como interagir com a Luz superior, a única força na natureza que pode ajudá-lo a fazer qualquer coisa.

Para isso, você não precisa estudar mecânica, eletricidade ou computadores – nada.

Observação: Mas se eu não soubesse nada, você não poderia me explicar nada.

Meu Comentário: Essa é uma questão diferente. Claro, eu sou a favor das pessoas que estudam, mas não para seu benefício pessoal e vidas pessoais.

Pergunta: Então, tudo depende da intenção com que você estuda?

Resposta: Claro. A intenção deve ser corrigir o mundo corrigindo-se.

Da Lição de Cabalá em Russo 16/07/17

Comente