“Assim Miriã Esteve Encerrada Fora Do Acampamento”

laitman_740.03Torá, Números 12:15 – 12:16: Assim Miriã esteve encerrada fora do acampamento sete dias, e o povo não partiu, até que recolheram a Miriã. Porém, depois o povo partiu de Hazerote; e acampou-se no deserto de Parã.

Pergunta: Miriam (Miriã) é uma imagem feminina muito forte na Torá. O que é Miriam em uma pessoa?

Resposta: Moisés e Aarão são os dois lados do movimento rumo ao Criador. Miriam é a parte mais baixa, Malchut, que liga Moisés e Aarão.

Ela continua a cadeia de profetisas que vieram da Babilônia (Sara, Rebeca, Léa e Raquel) e é sua imagem coletiva. Agora ela acompanha todo o acampamento do povo de Israel, isto é, todo o movimento de uma pessoa até o Criador. Quando essa qualidade não é mais necessária, ela morre.

Se está escrito na Torá que uma pessoa no acampamento está doente, significa que ela sofre uma correção espiritual e é necessário esperar até que ela acabe. É impossível avançar sem isso. Você não pode avançar porque tem qualidades doentes. Miriam representa sua qualidade comum, o desejo comum. Naturalmente, uma vez que adoeceu com lepra, ela deve ser corrigida. Só depois disso é possível seguir em frente.

Nunca aconteceu das pessoas deixarem os doentes no deserto. O movimento para a frente baseia-se no fato de que você constantemente revela qualidades egoístas, as corrige e continua.

Pergunta: Por que Moisés ora pelo povo, por Miriam, o tempo todo?

Resposta: Ele sempre faz o que o Criador deseja.

O fato é que Moisés é o ponto mais alto da alma que atrai a pessoa para completar a correção, a adesão ao Criador. Moisés, nesta qualidade, está constantemente cumprindo os desejos interiores do Criador.

Veja como eles jogam! O Criador ameaça constantemente o povo e Moisés o protege porque Moisés e o Criador são como que um todo, e o resto são as qualidades que devem ser corrigidas.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 25/03/15

Comente