Amor E Ódio

Laitman_120Pergunta: Por que o amor sempre é percebido como algo elevado e bonito e o ódio como ruim e mal?

Resposta: Isso é natural porque o amor evoca sentimentos positivos em nós e traz alegria. Como regra geral, ele não causa dor nem danos a ninguém. A pessoa é elevada por meio dele.

Não se trata apenas do amor entre um homem e uma mulher. Estamos falando do amor pelos filhos, pelo próximo, pela natureza e por tudo. O amor é um sentimento positivo porque vem da sensação da atitude correta do Criador em relação às criaturas.

No entanto, em nós, ele se veste em nosso egoísmo e, portanto, se transforma em algo oposto – em amor por si mesmo e não mais por alguém ou qualquer outra coisa. Ele se manifesta em todos os níveis: comida, sexo, família, riqueza, poder, fama e conhecimento.

Portanto, o amor vestido no egoísmo pode ser muito cruel. Ele se manifesta em qualidades completamente opostas, em ódio por tudo, o oposto a esse amor. No entanto, isso é apenas em nosso mundo.

E se estamos falando do estado superior do amor, o amor está acima do nosso egoísmo, da mesma forma que está na natureza externa, como no Criador.

Da Lição de Cabalá em Russo 13/08/17

Comente