“Pelo Que Verás A Terra Diante De Ti, Porém Não Entrarás Nela”

laitman_740.03Torá, Deuteronômio, 32:48 – 32:52: Depois falou o Senhor a Moisés, naquele mesmo dia, dizendo: Sobe ao monte de Abarim, ao monte Nebo, que está na terra de Moabe, defronte de Jericó, e vê a terra de Canaã, que darei aos filhos de Israel por possessão. E morre no monte ao qual subirás; e recolhe-te ao teu povo, como Aarão teu irmão morreu no monte Hor, e se recolheu ao seu povo.

Porquanto transgredistes contra mim no meio dos filhos de Israel, às águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim; pois não me santificastes no meio dos filhos de Israel.

Pelo que verás a terra diante de ti, porém não entrarás nela, na terra que darei aos filhos de Israel.

É surpreendente que Moisés, que é o maior justo, o maior homem do povo vivendo naquela época, não pode entrar na terra de Israel. No entanto, o povo de Israel, que ainda deve fazer muitas ações más de acusação e hostilidade mútuas, de destruição e assassinato, podem entrar.

Moisés deve ficar fora de Israel porque esse é o grau dele. Ele deve acompanhar o seu povo e ver a terra de Israel. E ele a vê. Com isso, ele como se corrigisse essa terra a partir da qualidade de Bina. Agora, o povo de Israel, que é todas as outras qualidades egoístas, pode começar a entrar, explorar essa terra, esses desejos e convertê-los em doação em prol do Criador.

Pergunta: Por que está escrito aqui que essa é a terra de Canaã?

Resposta: Será a terra de Israel quando todos os desejos egoístas que não podem ser corrigidos forem expulsos dela, o que se chama as sete nações que vivem lá.

Quando o Templo for construído, toda a terra for distribuída, o egoísmo for dominado e, juntamente com todos os desejos egoísticos subjugados às doze tribos, às qualidades e intenções em prol do Criador, então a terra de Canaã se tornará a terra de Israel (Isra-El significa direto ao Criador).

Pergunta: Por que Moisés não entrará nesta terra? É porque ele pecou com Aarão?

Resposta: Está escrito no Livro do Zohar e em outras fontes Cabalísticas que Moisés supostamente teve a oportunidade de agir de forma diferente, de atrair gradualmente a qualidade de doação à qualidade de recepção de uma maneira diferente, mas isso não foi feito.

No entanto, em princípio, Moisés não pode entrar na terra de Israel porque representa a qualidade de doação completa e de amor que só será alcançada no final da correção. A revelação dessa qualidade deve gradualmente ocorrer nos filhos de Israel, em desejos individuais.

Pergunta: Está escrito: “Não houve outro profeta que surgisse em Israel como Moisés.” Ele está nos esperando, quando chegarmos ao seu 125º grau, para nos unir com os cinco graus restantes?

Resposta: Muitos justos estão esperando por nós lá.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 01/02/17

Comente