História Mundial À Luz Da Cabala, Parte 2

laitman_533.01Pergunta: Se removermos todas as mentiras da história, não significa que ficaremos com a verdade; na verdade, podemos acabar sem nada. Eles dizem que a história é escrita pelos conquistadores. É assim mesmo? Se estudarmos a história daqueles que foram derrotados, isso pareceria completamente diferente?

Resposta: O fato é que não há histórico. Existe um estado fixo no início da criação chamado Malchut do Mundo do Infinito, que contém a substância inicial de toda a criação. Todos os mundos e tudo o que os habita existe em Malchut do Mundo do Infinito.

A Cabalá estuda as quatro fases da expansão da Luz direta. Tudo começa com a Luz ou o Criador. A Luz é chamada de Criador porque cria ou gera. Essa substância física é a qualidade de doação.

A Luz, que se expande de cima para baixo, cria um desejo que a combina; essa é a primeira fase. Depois, ela se eleva para a segunda, depois a terceira e, finalmente, a quarta fase, chamada Malchut. Isso completa a expansão das quatro fases da Luz direta.

Todo o resto ocorre dentro de Malchut, que é um enorme desejo de receber.

Malchut, percebendo-se distante da Luz e oposto a ela, não concorda em permanecer nesse estado e faz uma restrição. Depois disso, ela decide que necessariamente deve ser equivalente à Luz, o que significa realizar certas transações com ela. É assim que ela se aproxima cada vez mais da Luz.

A coisa mais importante sobre o desenvolvimento de Malchut é construir um estado chamado “mundo” por si mesma – e isso não significa o nosso mundo, no qual ela cria a criação, por exemplo, o homem. Vamos chamá-lo de Adão.

O problema que Malchut quer resolver é: como justapor Adão com o mundo numa forma em que todo o seu volume (o amarelo na imagem) será preenchido pela Luz superior?

Isso é implementado por pessoas que, em nosso mundo, tentam se tornar semelhantes à Luz. Elas criam um desejo comum que é semelhante ao Criador e atinge o estado da correção completa, chamado Gmar Tikkun.

Isso compreende toda a história humana.

Da Lição de Cabalá em Russo 16/07/17

Comente