Existe Liberdade De Escolha Entre O Bem E O Mal?

laitman_961Pergunta: Uma pessoa é inicialmente boa ou má? Afinal, dependendo disso, todos os sistemas de governança e os sistemas do estado são construídos. O que a Cabalá diz sobre isso?

Resposta: Uma pessoa é uma criatura que pode prejudicar qualquer um, mesmo os mais próximos a ela, em prol de sua própria realização. Essa é a sua natureza.

Pergunta: Portanto, existe liberdade nisso? Ela pode usar sua natureza ou não? Afinal, nós vemos que nem todas as pessoas são más.

Resposta: Essa é outra questão: “Eu posso me elevar acima da minha natureza?”

Pergunta: Ser gentil é uma livre escolha? Eu escolho ser uma boa pessoa?

Resposta: Uma pessoa não escolhe nada. Essas perguntas estão em uma estrutura muito estreita, como se pedíssemos a um prisioneiro: “Você é livre ou está preso?” Se ele nasceu na prisão e nunca a deixou, dirá que isso é vida. Ele nem sabe o que é liberdade ou prisão.

Pergunta: Isto é, a ciência da Cabalá começa com o fato de que uma pessoa de repente se pergunta: “Eu não sou livre? Estou na prisão?” Este momento marca o início de sua busca pelo sentido da vida. Isso significa que antes disso ela não deveria ser tocado?

Resposta: Ela não deve ser tocada. Somente as pessoas que querem isso chegam até nós. E aquelas que não estão interessadas ​​não chegam. Não temos nada a ver com elas.

Da Lição de Cabalá em Russo 02/07/17

Comente