Diligente E Próspera

 Baal HaSulam, Os Escritos da Última Geração: Primeiro, de acordo com o desenvolvimento dos regimes comunistas, eu considero que os termos “burguês” e “proletariado” não são suficientes para explicar a história econômica e que precisamos de mais termos gerais. É mais verdadeiro dividir a sociedade em uma classe de diligentes e uma classe de trabalhadores.

Nos regimes burgueses, os diligentes são os capitalistas e a classe média. Os trabalhadores são os que trabalham para eles. Nos regimes comunistas, os diligentes são os gerentes, os supervisores e os intelectuais, e os trabalhadores ​​são os que trabalham para eles.

Observação: Baal HaSulam coloca os regimes capitalistas e comunistas em paralelo, acentuando que, em ambos, há indivíduos diligentes e trabalhadores.

Meu Comentário: Isso é dado pela natureza. Se eu for diligente, inteligente e rápido, então, sob o capitalismo, encontro um lugar apropriado para mim e avanço. Eu comprei duas maçãs, lavei e vendi, então posso comprar quatro maçãs, etc.

Por exemplo, durante a grande repatriação [em Israel], muitas pessoas inteligentes e educadas que vieram da Rússia tiveram que varrer as ruas no começo. Mas, depois de algum tempo, desapareceram de vista. Eu perguntei ao meu amigo que trabalhou no município: “Onde estão essas pessoas?” Ele respondeu: “Eles já estão trabalhando em outro lugar”.

Isso significa que, ao contrário dos imigrantes dos últimos anos, essas pessoas rapidamente encontraram seu lugar aqui, e seus filhos ainda mais. Eles foram educados em universidades locais e começaram a trabalhar em várias instituições. Isso é diligente e próspero. Isso é dado pela natureza e nada pode ser feito aqui. No entanto, entre eles, havia aqueles que silenciosamente permaneciam trabalhando em seus lugares porque não tinham pressão interna.

Isto é, o nível egoísta determina absolutamente tudo. Uma pessoa permanece no nível de “comida, sexo e família” ou vai além até a riqueza, honra, controle e conhecimento.  Essa é a escada que ela segue de acordo com seu desejo natural.

A esse respeito, não há diferença entre capitalismo e comunismo. Para uma pessoa que se realiza em qualquer sociedade, mesmo sob um regime comunista onde tudo está aberto para todos, tudo depende do seu desejo espiritual.

Observação: Essas parecem ser verdades simples, mas nenhum ideólogo pensou nisso por algum motivo.

Meu Comentário: O fato é que eles não são baseados no egoísmo natural, eles não veem isso como um presente. “Como isso é possível?! Todo mundo é de graça! Todo mundo é igual por natureza. Liberdade, igualdade, fraternidade!” Eles começaram inicialmente pelo fato de que todas as pessoas são iguais. Eles não entendem que não é assim. Como é possível que duas pessoas sejam iguais? Aquele que fala sobre isso não entende nada sobre a natureza.

De acordo com a sabedoria da Cabalá, cada pessoa não é apenas diferente da outra, mas é única! A sociedade certa difere da errada pelo fato de que procura fornecer a cada pessoa tal lugar, ambiente, oportunidade, para sua própria realização de que ela é feliz.

No entanto, isso é fornecido a ela de acordo com suas habilidades e capacidades. Ela não pode dizer “Eu quero ser um chefe de governo!” Portanto, é necessário determinar como realizar cada um corretamente com o máximo benefício para ele e para a sociedade.

De KabTV “A Última Geração” 07/07/17

Comente