Como Responder A Algo Falso?

laitman_559Pergunta: Como alguém reage a uma mentira insolente e cínica à qual você se sente completamente impotente? Como você se comporta em situações como essa?

Resposta: Em primeiro lugar, eu tento não lidar com uma pessoa de quem já ouvi falar algo falso.

Se estamos em relações comerciais particulares em nosso mundo, é preferível ficar longe dessas pessoas. Da mesma forma, não preciso sentir ódio ou hostilidade em relação a essa pessoa ou tentar vingar-me dela.

Eu lido com o Criador porque Ele é aquele que arranjou essa situação para mim através dessa pessoa. Portanto, todas as minhas ações são direcionadas apenas para organizar um relacionamento com o Criador para que Ele não me envie “presentes” desse tipo.

Pergunta: Por que não devo continuar meu relacionamento com essa pessoa? Afinal, o Criador está me falando sobre essas coisas através dela e eu trabalho com elas.

Resposta: Não. Se isso é feito através de uma pessoa como essa, isso significa que, de acordo com sua natureza, de acordo com seu papel no mundo, é assim que ela é.

Pergunta: Isso significa que não é uma Mitzva (mandamento) sofrer?

Resposta: Você não deve sofrer! Você deve tentar imediatamente esclarecer como o Criador está relacionado a você em cada momento e atribuir tudo somente a Ele.

Pergunta: Portanto, isso significa que, em nosso mundo, devemos agir como de costume, de acordo com as leis do nosso mundo? Se alguém mentir para mim e isso é prejudicial para o meu negócio? Por exemplo, eu devo ir a um advogado, apresentar uma reclamação no tribunal, etc.?

Resposta: Certamente. No nível interno, você entende que esse é o Criador e é aí que você trabalha. Mas, no mundo exterior, você age de acordo com o que é costume aqui. Isso significa que, no nível do nosso mundo, você também está tentando corrigir esses relacionamentos mútuos. Portanto, você vai a um advogado.

Pergunta: Ao levar ao tribunal alguém que mentiu insolentemente para mim e me causou danos, eu estou corrigindo-o?

Resposta: Em uma das cartas do Baal HaSulam, é dito que o Criador forneceu todas as leis para o nosso mundo para que, com a ajuda delas, abordássemos as características superiores. E o que não podemos corrigir internamente, nós aperfeiçoamos em nosso mundo através de ações externas como essas.

Da Lição de Cabalá em Russo 01/05/16

Comente