Como A Cabalá Torna Uma Pessoa Livre?

Laitman_712.03Pergunta: Como a Cabalá torna uma pessoa livre?

Resposta: Cabalá revela a uma pessoa toda a extensão da sua falta de liberdade e explica os limites em que a sua liberdade existe.

Em nosso mundo, a liberdade do nosso egoismo, da nossa natureza, que consiste em partes inanimada, vegetativa, animada e falantes, é possível. E somente o método da Cabalá oferece esse resultado. O método da Cabalá nos ensina a atrair o poder superior que nos elevou acima do nosso egoísmo animal.

Na verdade, nós somos muito fracos e incapazes de nos afastar do nosso egoismo. Uma pessoa não pode sair de um pântano. Mas com a ajuda da Luz superior, que podemos atrair sobre nós mesmos, somos retirados do plano material.

O chamado AHP da parte superior desce até nós, em Galgalta e Eynaim do inferior, e começamos a subir; passamos dos limites da nossa natureza para um domínio superior.

Mas, mesmo assim, ainda não somos livres, o que significa que ainda não podemos fazer o que queremos. Portanto, o conceito de liberdade absoluta não existe. Somente o Criador tem liberdade absoluta, mas não a criação.

A criação pode estar em um estado de liberdade dentro de sua natureza primordial e egoísta e, ao mesmo tempo, buscar equivalência de forma com o Criador; em outras palavras, procura aumentar sua atração pelo altruísmo, pela doação e pelo amor. Nesse estado, a pessoa se sente completamente satisfeita e realizada; ela não possui deficiências e sente liberdade ilimitada.

Além disso, a pessoa desenvolve um senso de responsabilidade – ela se sente obrigada a dar, ajudar e satisfazer os outros. Uma pessoa sente que esse estado de absoluta falta de liberdade é, na verdade, liberdade absoluta, alcançada apenas ao se elevar acima de seu egoísmo, acima de todo tipo de sensações imperfeitas.

Da Lição de Cabalá em Russo 02/07/17

Comente