“E Lhes Subiu De Seir”

laitman_937Torá, Deuteronômio 33:02: Disse pois: O Senhor veio de Sinai, e lhes subiu de Seir; resplandeceu desde o monte Parã, e veio com dez milhares de santos; à sua direita havia para eles o fogo da lei.

A correção dos filhos de Israel começou no Monte Sinai. Antes disso, eles estavam sob o controle de seu egoísmo.

Foi no Monte Sinai que eles começaram a correção sob a influência da Luz superior, chamada Torá. Antes de sair do Egito, eles estavam sob o domínio do Faraó, ou seja, a Luz obviamente não agia neles e eles não estavam seguindo as instruções claras para sua correção.

O fato é que do Monte Sinai em diante, a conexão bidirecional é revelada entre eles e o Criador. Aqui, o que chamamos de elevação de MAN já é realizado, alimentando-se do chamado maná.

Os filhos de Israel elevaram seus desejos ao Criador, ao próximo nível acima deles, então receberam uma influência de lá e ascenderam até chegarem à entrada da terra de Israel, ou seja, até que adquiriram todas as ferramentas com que poderiam trabalhar abertamente com seu egoísmo.

Está escrito: “e lhes subiu de Seir; resplandeceu desde o monte Parã”. Seir e Parã simbolizam uma espécie de placa de trânsito.

O fato é que nos tempos antigos, ao longo de cada estrada, havia marcadores definitivos que mostravam a direção do viajante. O povo de Israel mudou-se de um lugar para outro usando-os como os pilares da estrada. Isso significa que se moveram pelos graus espirituais de um estado para outro.

“Radiante” (Safira, da palavra “Sefira“) simboliza a Luz refletida. Eles começam a trabalhar com isso, isto é, com a qualidade dae doação, assim como ela é emanada do Criador. Isto é, a própria pessoa se torna uma fonte de Luz, embora refletida, mas é uma fonte.

Pergunta: O que significa: “E veio com dez milhares de santos”?

Resposta: É muito difícil comentar a Torá traduzida. Para fazer isso, devemos tomar o original em hebraico e depois veremos uma imagem completamente diferente. Talvez isso signifique dezenas de milhares de graus, quando eles já alcançaram o nível de Rosh de Arich Anpin, cabeça do mundo de Atzilut.

Este é o grau mais elevado, e lá o Criador já começa a passar os reinos de controle para eles. É porque os desejos que alcançaram esse nível já estão prontos para executar todas as ações de correção em si mesmos.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 02/06/17

Comente