Um Cabalista Se Sente Livre?

laitman_961.2Pergunta: Um Cabalista se sente livre? Livre do que e para que?

Resposta: Um Cabalista é dividido internamente em duas partes. Ele sente a parte na qual está em equivalência de forma com o Criador, o que significa que sente que está acima do mundo corpóreo.

Ele se adapta ao Criador, identifica-se com Ele e se sente elevado acima de tudo o que existe. Além disso, a submissão ao Criador acontece acima da anulação do egoísmo e, portanto, é sentida como liberdade. Pois não há nada acima do Criador, de modo que ser escravo do Criador não é uma ilusão. É um sentimento de liberdade porque o Criador é o nível mais elevado de existência.

E com a outra parte de um Cabalista, antes dele alcançar uma adesão completa com o Criador em todos os seus desejos egoístas, corrigidos para amor e doação, não se sente como liberdade. Muito pelo contrário, sente-se ainda pior do que uma pessoa neste mundo porque permanece na ilusão, com a sensação de que nada o está pressionando.

No entanto, o Cabalista sabe que está sob o poder de seu egoísmo, e, portanto, seu sentimento de escravidão é muito problemático, pesa muito sobre ele. Isso, no entanto, é exatamente o que o empurra para frente.

Da Lição de Cabalá em Russo 02/07/17

Comente