Resistência À Sabedoria Da Cabalá, Parte 4

laitman_249-01Pergunta: Como você pode contestar os oponentes da Cabalá que afirmam que ensinar Cabalá às massas é inaceitável porque há um perigo de materializar seus conceitos ou, por outro lado, estar nas nuvens e fantasiar?

Resposta: Há realmente tal perigo se estudarmos Cabalá de forma errada. Mas o nosso método é muito próximo das pessoas. Na verdade, nós ensinamos unidade e amor ao nosso próximo como a nós mesmos. Quem pode se opor a tal método?

A sabedoria da Cabalá é a verdadeira Torá, pois só fala da verdade, isto é, amar ao próximo, que é o que a Torá deve ensinar a todos. Não há mandamento maior do que amar ao próximo, pois isso leva ao amor ao Criador. Isso é o que ensinamos, e não há misticismo nisso. E até mesmo o espiritual é bastante “material” porque estamos estudando como uma pessoa deve se comportar aqui e agora neste mundo.

Pergunta: Existe alguma afirmação de que a Cabalá contém uma força poderosa, como a energia atômica, e se a ensinarmos a pessoas que ainda não estão prontas, elas podem usar essas forças para prejudicar a si mesmas e aos outros?

Resposta: O cabalista não controla o mundo segundo a sua vontade, como os oponentes da Cabalá afirmam. Ele não controla nada, mas só ensina às pessoas como chegar a uma boa união e até mesmo ao amor. O objetivo da Cabalá é ensinar uma pessoa a amar porque nós corrigimos o mundo por uma boa conexão entre todos.

A sabedoria da Cabalá é um método muito prático. Especialmente o povo de Israel precisa dela por causa do antissemitismo, ódio e pressão. Mas toda a humanidade precisa disso também. O estudo da Cabalá não pode ser prejudicial. Somente aqueles que não conhecem as leis da natureza podem reivindicar o oposto. Isso é como assustar uma criança com um monstro para que ela não saia para a rua. Não há nenhum sentido nessas reivindicações.

Pessoas que não entendem essa sabedoria, disseminam seus métodos, ensinam incorretamente, e causam todos os problemas relacionados à Cabalá. Há muitos quiosques em Tel Aviv vendendo livros que afirmam ser sobre Cabalá.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 24/09/17, Lição sobre o Tema: “A Resistência à Cabalá”

Comente