Poderia O Livro Do Zohar Ter Sido Escrito Por Dez Mulheres?

laitman_260.01Pergunta: Hipoteticamente, poderia O Livro do Zohar ter sido escrito por dez mulheres?

Resposta: Hipoteticamente, sim. No entanto, estamos organizados de tal forma que a aspiração à unidade espiritual entre pessoas reside nos homens, enquanto a força de apoiar e unir os homens reside nas mulheres.

É por isso que nosso mundo está inicialmente dividido em qualidades opostas: masculina e feminina, doação e recepção. Na Cabalá, isso é estudado muito seriamente, pois é uma pedra angular de nossos relacionamentos mútuos.

Geralmente, como dois homens se unem? Um de algum modo é um homem em relação ao outro, e o outro de alguma forma é uma mulher em relação ao primeiro. Obviamente, não estamos falando de fisiologia ou psicologia, nem nada relacionado a nossas noções mundanas, mas apenas de qualidades espirituais. Qualquer discernimento espiritual que revelamos em nós consiste em uma parte masculina e feminina.

Em nosso mundo, até entrarmos no nível do mundo superior, os homens naturalmente têm uma vantagem aqui. Eles são considerados cruciais e de importância primordial nas sociedades Cabalísticas.

As mulheres formam grupos em torno dos homens e começam a receber as qualidades espirituais através deles, porque os homens fazem o avanço nisso, como fazem em tudo o resto neste mundo; eles são sempre os descobridores, construtores e destruidores – e as mulheres seguem atrás.

No entanto, quando os avanços dos homens são seguidos pelos “batalhões” de mulheres, o resultado é a criação de qualidades espirituais e o desenvolvimento de novas almas. Existe uma ativação das qualidades femininas, que não são simplesmente complementares, mas muito essenciais, que se destacam e começam a trabalhar nos planos espirituais.

Pergunta: Então, a demanda fundamental vem das mulheres?

Resposta: Sim, é dito muitas vezes na Torá, que você tem que ouvir sua esposa, a mulher.

A Torá está escrita de uma maneira muito interessante; apesar do fato de aparentemente falar de homens, sempre há uma mulher em algum lugar que os direciona, como uma esposa na família.

O homem é considerado o chefe da família, mas na realidade, qualquer parte do mundo que já visitei e qualquer um que eu tenha perguntado: os índios da América do Sul ou qualquer outra pessoa, para não mencionar nos países europeus, nem os africanos, a mulher é sempre o fundamento da vida, a base do mundo. E o mesmo se aplica à Cabala.

No entanto, o avanço ocorre através da força masculina, que é seguida, apoiada, empurrada, influenciada e até dirigida pela força feminina.

Da Lição de Cabalá em Russo 04/06/17

Comente