O Mundo Na Encruzilhada, Parte 4

Laitman_157Hoje, o mundo está voltando aos tempos sombrios do fascismo, o que trará grande sofrimento não só para os judeus, mas para todos. Por um lado, a unificação baseada no egoísmo, chamada nazismo, une nações e Estados, mas cada um dentro de si.

Ela não pode durar muito e, em última instância, colapsa porque conecta as pessoas apenas no ódio comum com outra pessoa e não constrói uma unidade interna. É como a máfia, que é forte pela sua unidade, porque esta permite que ela vença todos os outros. Mas essa unidade se baseia apenas no ódio, não no amor. É exatamente assim que o caminho da luz difere do caminho do sofrimento: a unidade é baseada no amor.

Portanto, o nazismo não pode durar muito e, no final, acaba em crise. No entanto, hoje ele está se desenvolvendo na Europa e nos EUA. Depois eles serão seguidos pela América Latina: Venezuela, Brasil, Argentina, bem como o Canadá, que também chegou muito perto disso.

Pergunta: Qual é a diferença entre o nazismo nos Estados Unidos e o que aconteceu na Europa?

Resposta: Os EUA continuarão o nazismo, que estava na Europa, numa forma mais desenvolvida, agressiva e coesa. A América tem as forças e as fundações necessárias para isso. A natureza há muito está preparando essa bomba, que certamente explodirá.

Muitos americanos brancos se sentem discriminados desde a década de 1950, quando começaram as conversas sobre igualdade entre todas as raças e comunidades da América. Eles servirão como pólvora para uma grande explosão.

Baal HaSulam dá uma definição muito precisa do nosso egoísmo no artigo “Paz no Mundo”: “Todas as criações do mundo são semelhantes na medida em que todas buscam usar todas as outras para seu próprio benefício, aplicando todos os meios à sua disposição e não considerando completamente que estão construindo seu próprio bem-estar na destruição da propriedade do próximo”.

Portanto, quando o egoísmo cresce até certo nível, precisamos cuidar de sua correção. Ou isso nos levará a colapsar, ou o traremos a correção, um dos dois. Antes do tempo de Abraão, o egoísmo se desenvolveu de forma latente, “em um período latente”. Mas, em algum momento, a doença se espalha repentinamente, e precisamos neutralizá-la muito rapidamente. Foi o que aconteceu no tempo de Abraão.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 21/08/17, Lição sobre o Tema: “Europa na Encruzilhada”

Comente