“Não Passarás O Jordão”

laitman_740.02Midrash Rabbah, Capítulo “Vayelech“: A Voz Celestial revelou a Moisés o dia da sua morte: “Você só tem um dia para viver”. Ouvindo isso, Moisés foi do acampamento dos levitas (onde estava a sua tenda) ao acampamento dos israelitas para se despedir dos judeus e os acalmar, porque eles ficaram alarmados com sua morte iminente.

E Moisés foi e falou estas palavras a todo o Israel. E disse-lhes: Hoje tenho cento e vinte anos. Já não poderei mais sair e entrar; além disto o Senhor me disse: ‘Não passarás o Jordão’.

No mundo espiritual, existem 125 graus de sua realização. Moisés passou 120 deles. Portanto, é dito que ele viveu 120 anos.

Moisés é um exemplo do mais alto grau que uma alma pode alcançar até sua correção final. Afinal, há mais cinco graus restantes que serão corrigidos somente depois de todas as almas existentes em nosso mundo serem puxadas até o grau de Moisés. Então o último grau será concluído – as últimas cinco partes.

Está escrito: “Você só tem um dia para viver”. Isso conclui a correção pessoal de Moisés; ele não pode avançar mais. Depois disso, haverá a correção de absolutamente todo o Israel e, em seguida, do mundo inteiro que aspira ao Criador. Isso acontecerá no final dos dias.

Pergunta: Moisés diz: “O Senhor me disse: ‘Não passarás o Jordão’”. Existe algum tipo de amargura nele?

Resposta: De fato, como isso pode ser ?! O resto pode atravessar o Jordão e Moisés não pode? Ele está acima de todos os outros! E ele não foi honrado com a entrada na terra de Israel, e mulheres, idosos e crianças foram honrados! Moisés é a mais alta qualidade do organismo comum chamado “o povo”. Portanto, ele deve ficar.

O resto deve entrar na terra de Israel e trabalhar em si mesmo: construir o Primeiro Templo, ir para o exílio, construir o Segundo Templo e voltar para o exílio novamente. Eles devem espalhar seus desejos como centelhas entre todas as nações, o que significa o enorme desejo comum que é formado por todos os povos. Portanto, eles entram lá.

Moisés permanece logo além do Jordão porque suas qualidades não podem ser quebradas. Elas estão esperando o momento em que todas as nações do mundo se reunirão e chegarão ao nível do 120º grau, e, juntamente com Moisés, chegarão ao 125º grau, que é o mundo do Infinito.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 23/01/17

Comente