Não Há Nenhuma Santidade Na Matéria

laitman_738Pergunta: Cada fenômeno em nosso mundo tem sua própria raiz espiritual correspondente. Se considerarmos os fenômenos como o ar, a água, o fogo, qual é, por exemplo, a raiz espiritual do fogo?

Resposta: A força superior é dividida em quatro elementos: água, ar, fogo e terra. Na realidade, esses são os quatro estágios da luz direta.

Todos os conceitos na espiritualidade não têm nada a ver com os mesmos fenômenos em nosso mundo. Tudo o que lemos sobre a Cabalá não corresponde ao nosso mundo. Primeiro precisamos identificar conexões claras entre os mundos superiores e os nossos, então veremos a interação entre raiz e ramo e de que forma o ramo em nosso mundo pode influenciar a raiz.

Pergunta: Na Terra existem inúmeras rochas. Existem pedras comuns e preciosas. Há ouro e prata. Qual é a origem desses fenômenos?

Resposta: Todos os metais que existem na natureza em sua forma natural têm suas próprias raízes espirituais. Está escrito sobre isso no Livro do Zohar.

Por exemplo, o ouro é a representação material do maior egoísmo. É por isso que é tão valioso no nosso mundo. A prata é um egoísmo muito menor. É por isso que a prata limpa.

Mas não é útil manipular esses conceitos, porque assim como nos metais, em todos os objetos e fenômenos do nosso mundo, incluindo o indivíduo e seu corpo, não há nada sagrado.

Da Lição de Cabalá em Russo, 09/07/17

Comente