E Eles Vão Aprender A Temer Ao Senhor

laitman_749.01Torá, Deuteronômio, Vayelech, 31:12-31:13: Ajunta o povo, os homens e as mulheres, os meninos e os estrangeiros que estão dentro das tuas portas, para que ouçam e aprendam e temam ao Senhor vosso Deus, e tenham cuidado de fazer todas as palavras desta lei (Torá). E que seus filhos, que não a souberem, ouçam e aprendam a temer ao Senhor vosso Deus, todos os dias que viverdes sobre a terra a qual ides, passando o Jordão, para a possuir.

O temor diante do Criador é o que detém uma pessoa, especialmente durante a viagem de 40 anos através do deserto. E na terra de Israel, a qualidade do temor se move para outro nível.

No deserto, o temor era se eu seria capaz de abster-me de usar o meu egoísmo para o meu próprio bem, mas na terra de Israel é uma qualidade completamente diferente: se eu seria capaz de usar o meu egoísmo para a doação e amor aos outros. Há uma inversão no uso do egoísmo aqui.

Portanto, Moisés avisa o povo; afinal, isso não só é muito difícil de fazer, é ainda mais difícil de imaginar como fazê-lo. Não posso me proibir de desfrutar. Serei capaz de me permitir desfrutar, especialmente para o bem do Criador? É muito mais fácil proibir.

Pergunta: Está escrito, “Ajunta o povo, os homens, as mulheres, os meninos e os estrangeiros que estão dentro das tuas portas”. O que isso significa?

Resposta: São qualidades internas de uma pessoa. Deixe-os ouvir os avisos de Moisés, porque cada um deles deve submeter-se à sua própria correção. Só depois disso você pode entrar na terra de Israel e começar a trabalhar com seus desejos “para o bem da doação”.

De Kab TV “Segredos do Livro Eterno” 23/01/17

Comente