A Era Do “Estresse”, Parte 3

Laitman_198.jpgPergunta: Nós existimos dentro de um imenso sistema da natureza que constantemente desenvolve e cresce o desejo de receber prazer dentro de nós, ao mesmo tempo que tem um objetivo oculto de nos levar ao completo desespero. Qual é especificamente a causa desse desespero?

Resposta: Nós chegamos ao desespero como resultado de nossa própria natureza – o egoísmo, o desejo de receber prazer – porque, se nossas ações resultarem diretamente desse desejo, nós chegaremos ao estresse, à desesperança completa, às crises globais e às guerras.

A própria natureza humana é ruim porque nos empurra constantemente para alcançar o inalcançável. Como resultado, todos nós temos que competir continuamente com todos os outros e isso causa estresse.

Pergunta: Por que esses objetivos são inalcançáveis?

Resposta: Porque o egoísmo quer tudo o que os olhos veem. E se todos quiserem obter o que querem, cada um deve construir seu sucesso no fracasso dos outros. É impossível fazer isso de outra forma.

Cada um quer subir mais alto do que os outros, ser o rei do mundo, para que os outros sejam seus subordinados. Mas ele não é o único no mundo; há oito bilhões de outros egoístas como ele, e cada um quer o mesmo. O resultado é que eu preciso constantemente proteger meu lugar sob o sol. Isto é o que nossas vidas se tornaram.

Pergunta: Isso significa que o estresse foi pré-programado no sistema da natureza?

Resposta: Nossa natureza egoísta é o único motivo de toda a nossa miséria e sofrimento. Mas se pudéssemos pacificar nosso desejo de prazer… Mas é impossível pacificá-lo, além de talvez através do uso de narcóticos. Mas a pessoa está completamente desconectada de sua vida.

Então surge uma pergunta: por que tudo é construído dessa maneira? E aqui a ciência da Cabalá explica que o estresse tem uma causa: levar a pessoa à consciência do mal da sua própria natureza, que só a empurra para buscar prazer. O impulso de uma pessoa para receber prazer não tem limites; esse desejo engole o mundo inteiro. E se houvesse vários mundos, então todos aqueles também.

É por isso que vivemos em estresse. Nossas habilidades são limitadas, a vida é curta e não há nada que ajude.

Na prática, nós vemos que nosso egoísmo prejudica apenas a nós mesmos. É por isso que estamos doentes, que morremos. Nós sofremos terrivelmente e é tudo por nada. É por isso que está escrito que “os inimigos de um homem devem ser os de sua própria casa”, em outras palavras, em seu próprio corpo. O egoísmo está dentro do meu corpo – e é o meu maior adversário.

De KabTV “Nova Vida” 27/07/17

Comente