Vanguarda E Retaguarda

laitman_749.01Baal HaSulam, A Última Geração: Nós vemos o conceito de liberdade como extremamente elevado. Ninguém o provará, exceto o escolhido pelo poder milagroso. E eles também podem fazer isso apenas através de um treinamento apropriado. No entanto, a maioria das pessoas não é capaz de prová-lo.

A maioria das pessoas também pode provar a liberdade, mas não diretamente como os escolhidos, porque as massas não podem ser a vanguarda. Na natureza, tudo é criado como uma pirâmide; isto é, um pequeno grupo faz um avanço e o resto os segue. Portanto, as massas podem obter o que este pequeno grupo irá passar a elas.

Pergunta: Baal HaSulam escreve que, a partir desse ponto, a última geração começará. Isso significa que é neste ponto que haverá a sensação da linha do meio e todos os outros terão uma sensação de liberdade automaticamente?

Resposta: Sim. Mas todos ajudarão, participarão e apoiarão a vanguarda o máximo que puderem.

Pergunta: Será que as massas, que ainda não sentem sua escravidão ao egoísmo e que estão contentes com a vida material, ainda desejarão se sentir livres?

Resposta: Em diferentes épocas e em diferentes níveis de desenvolvimento humano, a liberdade e a escravidão sempre foram sentidas de diferentes maneiras.

A busca final pela liberdade significa que a pessoa está pronta para desconsiderar todas as realizações egoístas e materiais para alcançar um objetivo maior, mesmo um que dê apenas independência do mundo material. Isso já pode ser considerado como liberdade.

Pergunta: Isso só pode ser alcançado na sociedade certa, que opera no princípio da última geração?

Resposta: Deve ser um grupo que apoia a sociedade e uma sociedade que apoia o grupo. Existe uma garantia mútua neste grupo, e todas as regras da comunicação espiritual são realizadas entre seus membros.

Observação: Baal HaSulam escreve que, por um lado, a maioria das pessoas não consegue sentir liberdade. Por outro lado, elas não querem ser escravizadas. Acontece que é um estado incerto: nem aqui nem aí.

Resposta: As massas podem negar seu estado, mas não sentem uma aspiração em direção a algo superior. Não é um estímulo, um incentivo para elas. É por isso que as pessoas precisam de um líder – um grupo mais desenvolvido espiritualmente que as façam avançar.

Nós vemos como isso se manifesta na humanidade. Há continentes inteiros que estão atrasados ​​em seu desenvolvimento, e eles devem ser liderados.

Por exemplo, a África; embora tenha sido libertada da chamada escravidão há 70 a 80 anos, os habitantes deste continente fizeram algo por si mesmos? Eles são trabalhadores muito bons e algumas pessoas progridem na ciência e na cultura, mas todo o continente precisa de um grupo de líderes visionários. Caso contrário, sempre há um líder entre eles que os devora no sentido literal da palavra.

O mesmo acontece em outros países. Nós vemos que existem nações que precisam de um grupo que os conduza.

De KabTV “A Última Geração” 19/06/17