Por Que O Criador É Tão Cruel?

Laitman_049.01Pergunta: Por que o Criador é tão cruel?

Resposta: Eu entendo você completamente. Eu também teria pensado assim, mas o Criador não é cruel. Quando a atitude amorosa Dele em relação a nós é experimentada em nosso egoísmo, ela parece completamente oposta a nós.

Eu me lembro na infância quando minha mãe me repreendia devido às notas baixas ou outra coisa. Isso causava muita ansiedade e sofrimento emocional, mas ela expressava bondade absoluta em relação a mim que eu percebia como crueldade.

O Criador é a qualidade altruísta da natureza. Mas, na medida em que nos comportamos inversamente em comparação a Ele, nos sentimos diametralmente opostos a essa bondade, ou seja, nos sentimos mal, como se estivéssemos vivendo em um mundo ruim.

Mas Ele não está fazendo nada de ruim. Ele se relaciona conosco com completa benevolência, e nós, em relação a isso, vemos a nós mesmos e o nosso mundo como completamente maus. Não precisamos culpar Ele nem nós mesmos por isso.

Pergunta: Mas como essa bondade que vem Dele se expressa como atos de violência em nosso mundo?

Resposta: Tudo isso nós mesmos é que fazemos. As pessoas, com seu egoísmo, fazem o mundo parecer mal. O Criador nos deu o egoísmo e também nos deu a possibilidade de corrigi-lo. Ele nos estimula a corrigir. Nós vemos o que está acontecendo no mundo.

Comentário: Mas Ele dá à pessoa comum tremendos obstáculos, criando um mal terrível que é impossível justificar.

Minha Resposta: Eu concordo completamente. Mas quando a pessoa começa a tomar consciência de tudo o que o Criador fez por ela, para de culpá-Lo por tudo. Então ocorre o contrário, e uma tremenda gratidão surge dentro dela.

Mas, por enquanto, a pessoa não entende, semelhante à quando ela era criança e não entendia por que seus pais gritavam com ela.

Da Lição de Cabalá em Russo 26/02/17

Comente