O Que É O Mal?

laitman_207Pergunta: O que é o mal: o desejo, a intenção ou uma combinação particular de ambos?

Resposta: O mal é o que não está relacionado ao Criador. Tudo o que você pode imaginar que não pertença à natureza do Criador é puro mal.

Acontece que todo o nosso mundo, todas as forças, todas as manifestações em vários níveis da natureza, são o mal absoluto. Para se manifestar em relação a nós, o Criador fez uma criação oposta às Suas qualidades, chamada desejo de receber para si ou egoísmo.

Esse desejo só pode sentir a si mesmo, nada fora dele. Ele não tem capacidade de entender, conceber ou perceber qualquer outra coisa. Portanto, ele é o fundamento do mal futuro. Ainda não é o mal em si, porque o desejo não é culpado de agir assim, uma vez que foi criado dessa maneira desde o início.

É por isso que os desejos deste mundo, que pertencem à natureza inanimada, isto é, ao que existe em todas as vastas galáxias, à natureza vegetal que cresce no nosso planeta e ao mundo animal que existe na Terra, incluindo nós, pois somos animais em nossos corpos, todos são o embrião do egoísmo. Não é o egoísmo em si, mas o desejo de existir, de se realizar.

O egoísmo é um termo para o que está acima do nível animal. Como regra geral, uma pessoa consiste da parte animal, e nisso ela não é egoísta porque quer existir como qualquer animal. No entanto, ela também tem algo que excede seu nível animal, quando anseia por mais do que o seu corpo material anseia. Isso já é chamado de “egoísmo”, embora não seja um estado final, mas sim “eu quero mais”.

Se eu quero mais à custa dos outros, com isso estou roubando deles, esse é o verdadeiro egoísmo. Se, no entanto, eu me comportar propositalmente de forma a obter prazer de estar à frente dos outros por sua desgraça, esse é um nível avançado de egoísmo. Existem muitos graus diferentes do crescimento do egoísmo.

Em outras palavras, tudo o que está dentro de nós como pessoas é egoísmo; tudo o que está em nós como animais nos níveis inanimado, vegetal e animal é a natureza regular.

Portanto, o egoísmo é um desejo de obter prazer à custa dos outros, quando eu me alegro de estar à frente de todos os outros.

Os animais se devoram por causa da fome. Por exemplo, um crocodilo engole uma vaca e então não precisa comer por seis meses; ele tinha o suficiente. A cobra, depois de engolir sua presa, fica sem se mover, sem se preocupar com mais nada. Mas não uma pessoa. Na medida que “engulo” uma vaca, eu já penso em como comer a segunda, ou pelo menos pegá-la e mantê-la para mais tarde. Os animais realmente não têm isso.

É por isso que tudo o que fazemos acima do nosso desejo natural de nos preencher é o egoísmo humano que está atingindo alturas sempre novas.

Nisso, nós somos diferentes do Criador. O egoísmo em constante evolução dentro de nós, que atua em detrimento dos outros, é a raiz do mal da nossa natureza, e graças a ele, por um lado conquistamos o mundo, mas, por outro lado, nos encurralamos em um beco sem saída.

Da Lição de Cabalá em Russo, 26/02/17