O Inestimável Milésimo De Desejo

laitman_239Pergunta: Os Cabalistas escrevem que, no final, todas as pessoas devem chegar à revelação da força superior. Mas, ao mesmo tempo, a sabedoria da Cabalá desperta medo e rejeição em muitas pessoas. O que causa esse obstáculo que vem acompanhando o caminho da Cabalá há milhares de anos?

Resposta: Esse obstáculo está na natureza de uma pessoa, pois o egoísmo da pessoa não tolera a sabedoria da Cabalá; na verdade, é morte para ela. Uma pessoa deve vir para a Cabalá como resultado do desespero e da incapacidade de responder à pergunta “Qual é o sentido da minha vida?” Ela sente que deve resolver essa questão e sem ela não há vida.

Pergunta: Isso significa que se uma pessoa aceitasse a Cabalá com facilidade e alegria, nunca exigiria a força superior e não poderia sair de sua natureza egoísta? É por isso que a pessoa tem uma atitude negativa para com a Cabalá?

Resposta: Se o estudo da Cabalá fosse benéfico para o egoísmo de uma pessoa, ela certamente não protestaria contra ele. Todas as nossas buscas neste mundo, como a ciência, a educação, a cultura e a religião visam satisfazer o nosso egoísmo.

Nós desenvolvemos todas essas áreas com base no nosso egoísmo e, portanto, elas não causam nenhuma resistência. Alguns estão engajados em uma área, outros em outra, mas cada um entende que há um lugar para tudo.

Ao passo que, a sabedoria da Cabalá é contrária a tudo, porque é oposta à natureza humana! Ela diz que precisamos apagar essa pessoa que vemos no espelho, isto é, nós mesmos, e construir o oposto completo em seu lugar.

Pergunta: Mas as pessoas não sabem tudo isso. Uma pessoa dá todos os tipos de razões quando está criticando a Cabalá. De onde vem esse ódio?

Resposta: O ódio surge inconscientemente. Não importa que a pessoa não entenda, ela sente rejeição inconscientemente, da mesma forma que o antissemitismo existe inconscientemente ao longo de todas as gerações.

A pessoa, inconscientemente, sente que existe um confronto entre o nosso egoísmo e a Cabalá dentro do sistema geral. Assim que ela ouve sobre a Cabalá, o mecanismo de proteção dentro dela começa a trabalhar, forçando-a a evitar a Cabalá porque esta ameaça o egoísmo.

Pergunta: Então por que há pessoas que aspiram à Cabala e querem estudá-la?

Resposta: Porque elas são despertadas pelo sistema geral. Em cada pessoa, junto com o grande egoísmo, há também um por cento ou mesmo uma fração de um por cento do desejo que aspira ao sistema superior que controla a nossa vida. Esse sistema é chamado de Criador, a natureza superior.

Se esse um milésimo de desejo começa a brilhar, se a centelha espiritual é inflamada em uma pessoa, ela está pronta para desistir de tudo, a fim de aumentá-lo e olhar para o mundo através dele. Afinal, ela vê que os restantes 99% que pertencem ao seu egoísmo vão enterrá-la; em outras palavras, ela vai acabar com sua vida do jeito que começou.

Geração após geração, uma reencarnação após a outra, passa sem qualquer benefício. Gradualmente, essa questão surge em uma pessoa, e mais e mais pessoas começam a procurar o sentido da vida.

De KabTV “As Razões para a Atitude Negativa para com a Cabalá” 19/07/17