A Morte De Um Ente Querido

laitman_766.7Pergunta do Facebook: Qual é a razão para a dor que sentimos quando um ente querido morre?

Resposta: A dor pela morte de um ente querido é uma dor puramente egoísta, como qualquer outra dor nossa. Nós sentimos que não estamos mais recebendo algo que nós queríamos e poderíamos ter recebido ou já tínhamos recebido dele no passado.

Mesmo quando perdemos outra pessoa e, supostamente, choramos por ela, estamos realmente de luto por nós mesmos. Só por você mesmo! “Por que ela desapareceu e eu não posso mais apreciá-la, sua presença, sua companhia?”

Pergunta: Qual é a sensação da dor da perda de um parente para alguém que se encontra em um nível espiritual?

Resposta: Não há perdas em um nível espiritual! Há apenas a aquisição, elevação de nível a nível.

Pergunta: Você estava muito ligado ao seu professor, o Rabash. Como você se sentiu quando ele morreu?

Resposta: Eu não estava triste e não chorei, mas havia outros alunos dele ao meu lado que choraram copiosamente.

Pergunta: Ele era como um pai para você?

Resposta: Ele era a pessoa mais próxima a mim, mas eu senti que sua transcendência estava acontecendo e não há nenhuma perda nisso. Ele mesmo decidiu ir assim e eu senti isso alguns dias antes disso, mesmo que ele não mostrasse quaisquer sinais. De repente, ele teve um ataque cardíaco e foi isso.

Comentário: Há uma oração judaica para os mortos, o “Kaddish”.

Resposta: Essa não é uma oração para os mortos; nesta oração nós louvamos o Criador: “Exaltado e santificado é o Seu grande nome!” Não há lágrimas nem choro! Nem mesmo o nome de alguém que morreu é mencionado, que alguém foi separado de mim, desapareceu do meu campo de visão e se foi, que ascendeu ao Criador. Não há nada disso! Mas sim, apenas: “Exaltado e santificado é o Seu grande nome!”

Pergunta: Essa é a abordagem à dor por aqueles que morreram?

Resposta: Uma bênção para o Criador é a abordagem mais correta. Temos que passar de sentir o nosso mundo através do corpo físico, para sentir o mundo espiritual através da alma. Assim, vamos entender a verdade e var parecer que ninguém morreu, que nada foi perdido, que estamos todos juntos; só precisamos alcançar esse sentimento mútuo.

De KabTV “Notícias com Michael Laitman” 22/06/17

Comente