Tu B’Av Um Feriado Despretensioso

laitman_293.2Pergunta: Tu B’Av é o feriado de amor. O que você pode dizer sobre o amor?

Resposta: Há muitas referências ao amor na sabedoria da Cabalá e, na verdade, não há mais nada. Todo o nosso desenvolvimento é o caminho para o amor absoluto. Você não deve simplesmente “amar seu amigo como a si mesmo”, mas é através do amor ao próximo que você deve amar tudo e, o mais importante, o Criador. Você deve preencher toda a criação com seu amor, todos os mundos.

Tu B’Av é o maior feriado, o fim do desenvolvimento de toda a humanidade.

Pergunta: Então, por que esse feriado é tão oculto?

Resposta: Nós ainda não o alcançamos. Ele não tem raiz no passado, em nossa história. Nós já passamos por todos os feriados. De certa forma, fizemos o trabalho neles e, no final, apenas esse feriado foi deixado, Tu B’Av, o dia do amor.

Pergunta: É interessante que o feriado do amor seja na verdade uma semana após o dia 9 de Av, que é o dia mais trágico do ano. Por quê?

Resposta: Sim, são seis dias depois, porque temos que sofrer os maiores sofrimentos e só então, em sua oposição, podemos alcançar o prazer absoluto, o preenchimento, o amor. Isso significa que, após a ocultação do Criador no dia 9 de Av vem a revelação completa do Criador em nós, que é o Tu B’Av.

Pergunta: O rei Salomão disse que em Tu B’Av as jovens de Jerusalém saíam vestidas de branco e dançavam, e então o noivo chegava. Quem são essas jovens? Quem elas estão procurando? Quem é o noivo que aparece diante delas?

Resposta: A analogia é que o noivo representa o Criador; as jovens são as criaturas, os desejos das pessoas, e quando saem de Jerusalém, além da sua fronteira com os pomares e as vinhas que cercam Jerusalém, vestidas de branco, simbolizam a purificação do ego. Os desejos egoístas que se tornaram altruístas estão prontos neste estado para receber o Criador neles. Essa é a razão pela qual o Criador está pronto para encontrá-los. Não se trata de nenhum outro tipo de amor. Tudo está escrito e tudo é feito apenas para alcançar este cume, Tu B’Av, mas esse feriado é realmente discreto.

Pergunta: O que é o amor da perspectiva Cabalística?

Resposta: O amor é a adesão total de toda a criação e todas as suas partes umas às outras e ao Criador em seu desejo de preencher, aproveitar e ajudar uns aos outros.

De KabTV “Notícias com Michael Laitman” 03/08/17

Comente