Por Que Muitas Pessoas Preferem A Religião À Cabalá?

Laitman_507.03Pergunta: A Cabalá diz que o propósito da nossa vida é descobrir a força superior. Uma vez que eu a revele, recebo a capacidade de controlar minha vida e me livrar de todas as ansiedades. Isso parece muito atraente, então porque as pessoas evitam a Cabalá?

Por que elas preferem a religião, que promete uma recompensa somente após a morte em um futuro mundo do qual ninguém ainda retornou?

No entanto, as pessoas estão prontas para dedicar suas vidas inteiras à religião. A Cabalá lhes oferece alcançar a mesma coisa, mas durante a vida delas neste mundo. No entanto, elas rejeitam a Cabalá. Eu não entendo o porquê?

Resposta: Na religião, a pessoa engana a si mesma. Na verdade, ela não receberá nada. Não há nada após a morte! A pessoa morre, e como qualquer animal, o corpo se decompõe e nada permanece.

Por que, então, a abordagem religiosa está prosperando? Porque a religião não só promete uma recompensa e um paraíso após a morte por realizar ações não muito complexas neste mundo, mas mesmo agora, no processo de realização das ações rituais, a pessoa recebe prazer. Mesmo quando sofre, a religião proporciona uma compensação egoísta por esse sofrimento. Na religião, não é necessário anular seu egoísmo como na sabedoria da Cabalá.

É por isso que as pessoas estão dispostas a realizar ordens religiosas, se casar, jejuar e se sujeitar a todos os tipos de restrições. Elas recebem ainda mais prazer com isso. Quanto mais sofrimento os mandamentos religiosos trazem, mais a pessoa valoriza o mundo futuro e é ainda mais dedicada à religião.

A sabedoria da Cabalá não pede para a pessoa se esgotar e realizar algum tipo de ação. Ela só precisa fazer uma coisa: subir acima de seu egoísmo, de sua natureza. Isso, no entanto, é um desafio!

Acontece que, quando a pessoa cumpre as ordens religiosas nesse mundo, ganha uma recompensa para si e sua família neste mundo e no mundo futuro. Ela sente como se tivesse recebido uma apólice de seguro e que uma força superior cuidará dela e a protegerá de todos os males, e depois da morte tem garantida uma vida no céu.

A Cabalá, no entanto, diz que nada disso existe! Acontece que é oposta à religião, porque a desmantela, e é por isso que as pessoas religiosas são contra a Cabalá e não querem ouvi-la. Elas veem isso como uma ameaça porque pode afastá-las da religião. Esta é a razão pela qual os Cabalistas ocultaram a Cabalá e não falaram a verdade, de acordo com o que está escrito: “Não coloque obstáculos diante de um cego”.

Na Cabalá, a regra sempre se aplica: “Mil entram em uma aula, e apenas um sai para a Luz”. Em outras palavras, 999 daqueles que vieram partirão, e depois de sair, vão crescer para odiar a Cabalá porque ela é oposta a nossa natureza.

Muitas delas se tornam religiosas. Elas ainda não têm um ponto suficientemente grande, ardente e forte no coração capaz de segurá-las apesar de todas as dificuldades, problemas e decepções que a pessoa tem que passar durante o estudo prático da Cabalá.

De KabTV “As Razões para a Atitude Negativa em Relação à Cabalá” 19/07/17

Comente