O Zohar: A Ferramenta Para Trabalhar Em Si Mesmo

Dr. Michael LaitmanPergunta: A pessoa lê O Livro do Zohar como um conto de fadas. Por outro, não é importante entender, mas obter sentimentos dele. Como a pessoa não transforma O Zohar em um livro de meditação, mas faz dele uma ferramenta para trabalhar em si mesma?

Resposta: Antes de tudo, você precisa ler esse livro com os outros. De preferência, faça isso em grupos de dez, não misturados, mas dezenas de homens e dezenas de mulheres separadas.

A essência do Livro do Zohar não é sua tradução e sentido literal. Se nos organizarmos corretamente e o escutarmos em qualquer idioma, mesmo que não entendamos, esse livro nos afetará. Na verdade, ele representa uma ponte entre o mundo espiritual e os nossos pontos no coração que desejam alcançá-lo.

O Livro do Zohar desempenha a função de um tubo pelo qual a Luz do mundo superior passa para o nosso coração, para o ponto do coração que pergunta sobre o sentido da vida. Esse ponto começa a crescer e, gradualmente, compreendemos melhor o que realmente significa o sentido da existência. É um trabalho contínuo sobre nós mesmos, mas temos tempo. Por que essa vida é dada a nós? Para entendermos por que ela é dada a nós.

Eu vejo nos meus alunos como O Livro do Zohar os influencia e eles começam a sentir o gosto interno dele, que em hebraico é chamado de “Han de Kedusha” (o encanto da iluminação superior). Embora não seja claro, nós sentimos explicitamente que este livro traz algo nele que expande nossos sentimentos. Embora não saibamos o que ele está preenchendo, algo está acontecendo. Essa é a influência gradual do Livro do Zohar em uma pessoa.

Mais tarde, nossos desejos, sentimentos e vários instrumentos internos se tornarão mais adequados para o estudo do Livro do Zohar e perceberemos com muita clareza os resultados de lê-lo.

O estudo não consiste em se familiarizar com o texto do Livro do Zohar e adquirir conhecimento sobre a sabedoria da Cabalá. Seu estudo é a entrada da Luz superior dentro de nós através do tubo, que é o Livro do Zohar, e assim a Luz desenvolve novas sensações em nós através das quais começamos a sentir o mundo superior.

Pergunta: Quando leio o livro, Receitas Deliciosas e Saudáveis, começo a salivar, o que significa que sinto prazer. Nós podemos dizer isso sobre O Livro do Zohar, que ele ama minha alma, mas eu não sinto isso porque ainda não tenho esses gostos?

Resposta: Eu diria que é muito melhor porque, ao ler esse livro de receitas, a pessoa pensa se já experimentará esse alimento. Ao estudar O Livro do Zohar, a pessoa começa a evocar a influência da Luz superior sobre si imediatamente. Ao influenciar você, a Luz superior cria novos desejos e possibilidades em você. Os desejos construídos de forma inata em nós são descobertos durante a leitura do Livro do Zohar e nós começamos a alcançá-lo.

Da Lição em Russo 02/05/17

Comente