O Criador E A Criatura: Luz E Desejo

laitman_617No mundo espiritual, não há tempo, espaço ou movimento. Definições e estados característicos do nosso mundo são irrelevantes.

O mundo espiritual consiste apenas em dois componentes: Luz e matéria (desejo). Não podemos dizer nada sobre a Luz; ela está em um estado de repouso absoluto porque não muda e não tem nenhum desejo, exceto preencher a criatura, que recebe tanto quanto necessário. Portanto, não temos nada a dizer sobre a Luz; ela está pronta para qualquer coisa, aberta à criação.

Não há nada na Luz, exceto o desejo de doar permanentemente à criatura.

A Luz está pronta para isso e a criatura deve alcançar uma equivalência de forma com a Luz para se aproximar e recebê-la. A criatura passa por diferentes estados porque grandes mudanças ocorrem no desejo e nas intenções, que são sua essência.

No primeiro estado, a criatura quer receber tudo da Luz. Então ela descobre que não pode continuar assim e decide doar à Luz porque se sente distante e oposta a ela quando só recebe, o que a faz sentir vergonha.

Mas o que ela pode doar para se assemelhar à Luz? Nada. Portanto, ela se restringe, o que é chamado de primeira restrição.

Agora, a criatura pode usar o fato de que a Luz quer preenchê-la na medida em que consegue pensar em sua doação à Luz. Na medida em que a criatura doa à Luz (P1), a Luz a preenche e, embora a Luz seja a primeira, torna-se dependente da criatura (P2).

No estado P1, a intenção da criatura é que realmente determina tudo.

Na medida em que a criatura consegue se assemelhar à Luz com a intenção de doar à Luz, a Luz pode preenchê-la e uma forma especial de proximidade chamada adesão é construída entre elas.

Este é o estado que deve ser alcançado. É tudo. A criatura deve se transformar totalmente na intenção de que o Criador a preencherá com Luz apenas para lhe proporcionar prazer. Ela olha para o Criador e se entrega a Ele com lealdade: Ele quer me preencher e eu quero ser preenchido por Ele, e só considero o que traz prazer ao Criador – que Ele me preenche.

Da Lição de Cabalá em Russo 19/03/17

Comente