Existe Uma Inclinação Ao Bem Na Pessoa?

laitman_547.05Pergunta: Eu posso distinguir uma inclinação ao mal e uma inclinação ao bem dentro de mim?

Resposta: Não. Inicialmente a pessoa não tem bons desejos; nós os dividimos em desejos mais egoístas e menos egoístas.

Pergunta: Mas todas as pessoas não têm um ponto no coração?

Resposta: Certo, mas primeiro ele deve ser identificado. A partir do ponto no coração, a pessoa deve gradualmente fazer crescer a inclinação ao bem, que é o “desejo de doar”, como bactérias cultivadas em uma placa de Petri.

Pergunta: As boas ações em nosso mundo, onde as pessoas se ajudam mutuamente e até mesmo sacrificam suas vidas em prol dos outros, são relevantes aqui?

Resposta: A sabedoria da Cabalá não fala sobre o nível deste mundo, sobre as ações que uma pessoa realiza devido à compaixão, hábito ou educação.

Se você deixar uma criança crescer em uma floresta, ela não vai fazer nada de bom. No entanto, se ela for educada em um ambiente que ensina a distinguir entre o bem e o mal, ela vai criar dentro dela definições e instintos que não pode evitar, mas os realiza, porque se sente mal de outra forma. Em outras palavras, ela fará tudo a partir de impulsos egoístas, incluindo boas ações.

Suponha que há um pedaço de salsicha na sua frente. Um cão pode roubá-lo da mesa e comê-lo, enquanto eu não posso fazer isso, mesmo que realmente queira, porque tenho o sentimento de vergonha, orgulho próprio. Foi assim que me ensinaram; deram-me uma orientação egoísta que não posso violar. Isso se chama egoísmo.

Nós poderíamos chamar isso bom comportamento, educação, bons impulsos, mas não há nada neles, exceto um ego que assume uma estrutura particular e, portanto, se sente mal fora dessas estruturas e não sai fora delas. No nosso mundo, isto é chamado de ética, mas não consideramos a ética uma correção.

Pergunta: O que é uma boa ação na sabedoria da Cabalá?

Resposta: Uma boa ação é uma ação que eu realizo com a minha livre escolha, com a característica de doação, com a intenção em prol da doação.

Da Lição de Cabalá em Russo 12/03/17

Comente