Escreva Na Tábuas Do Seu Coração

laitman_281.02Pergunta: No passado, era inaceitável e até mesmo proibido escrever as explicações dos professores que ensinavam a Torá; por que não nos comportamos assim hoje?

Resposta: Eles não registavam as palavras do professor no passado, mas aprendiam oralmente, não porque era difícil gravar em tábuas de madeira, por exemplo, mas porque os estudantes ouviam e alcançavam o mundo superior ao processar a profundidade das palavras do professor.

Agora a situação é diferente; nós ouvimos e gravamos para saber mecanicamente, não através da realização da vida. Quando um estudante segue seu professor como um Partzuf inferior que segue um Partzuf superior através da adesão com ele, um retrato vivo do mundo superior é revelado ao estudante. Portanto, o aluno recebe a sua realização “boca a boca” do nível superior, o que significa através da partilha de um Masach (tela) com o professor.

Isso é chamado de “escrever nas tábuas do seu coração” nos desejos corrigidos. E hoje as pessoas aprendem letras mortas e palavras porque não há Luz nelas; não há nenhuma característica de doação, somente conhecimento externo. Isto é chamado de exílio do mundo superior.

Assim, após a queda do nível de realização espiritual que aconteceu 2000 anos atrás, eles começaram a gravar as palavras dos sábios da Torá para que quando saíssemos do exílio no futuro, ascendêssemos ao amor e doação e pudéssemos revitalizar seus textos através da Luz superior.

Comente