Amor Por Seu Próximo

laitman_527_02Baal HaSulam, A Última Geração, Comunismo Pragmático aceitando a religião do “Ama ao próximo como a si mesmo”, literalmente.

Literalmente, significa que, através da nossa correção, devemos chegar ao estado de que meu próximo se tornará mais importante para mim do que eu.

Do ponto de vista materialista, isso é completamente incompreensível e pouco realista. De acordo com a Cabalá, segue-se que, quando as pessoas começam a se desenvolver sob a influência das forças superiores que as levam ao estado de ama a teu próximo, é revelada uma correspondência muito simples.

A sua atitude em relação ao próximo é que determina sua atitude em relação ao Criador, e sua atitude em relação a si mesmo determina sua atitude em relação ao seu nível animal.

Em outras palavras, uma pessoa começa a se dividir em duas partes: a parte animal, materialista, e a equivalência com o Criador. Alcançar a equivalência com o Criador significa alcançar o nível do Criador. A pessoa só pode ascender do seu nível animal se começar a tratar os outros de forma mais atenta, melhor, com mais amor do que por si mesma.

Isso reflete a atitude de uma pessoa em relação ao Criador. Afinal, não é sobre o próximo, mas sobre como uma pessoa se eleva ao nível espiritual, divino.

Executar a lei “ama ao próximo como a ti mesmo” deve se tornar a natureza humana. A pessoa sentirá, compreenderá e participará de certos estudos e atividades, adotando conscientemente essa técnica. E a sociedade começará a explicar e ensinar às pessoas essa técnica. Todas as instituições da última geração, tribunais, escolas, etc., serão necessárias apenas para ajudar as pessoas a abandonar o amor por si mesmas para alcançar a fase superior da natureza.

Pergunta: Mas, juntamente com isso, um egoísmo mais forte será revelado?

Resposta: O egoísmo evoluirá exatamente na medida em que uma pessoa puder se elevar acima do próximo nível espiritual. Por um lado, a pessoa pode odiar o seu próximo mais do que antes, e, por outro lado, pode se elevar acima desse ódio e amá-lo ainda mais.

De KabTV “A Última Geração” 05/06/17

Comente