A Estrutura Do Livro Do Zohar

Laitman_151Pergunta: Como é organizado O Livro do Zohar?

Resposta: O Livro do Zohar é um comentário sobre os cinco livros da Torá e é dividido de acordo com as seções da Torá. Há muitas partes do Livro, incluindo o prefácio.

A Torá descreve os estados dos mundos espirituais superiores. O Livro do Zohar descreve a mesma coisa, mas num comentário mais próximo dos Cabalistas. Ele abre tudo para a pessoa.

A Torá não se destina a revelar o mundo superior à pessoa; ela é simplesmente um registro dos estados espirituais. O Livro do Zohar ajuda a pessoa a atingir o mundo superior.

A Torá é um livro que fala de todas as profundezas do governo do nosso mundo, isto é, o mundo superior, em todos os seus detalhes. E O Livro do Zohar é um comentário que explica o que está escrito na Torá, mas de uma forma alegórica. Portanto, apenas um Cabalista pode compreendê-lo.

Mas ainda assim ele está mais perto da pessoa, e graças a ele começamos a perceber o que é dito na própria Torá.

“O Prefácio ao Livro do Zohar” é um volume que descreve o sistema de controle básico do nosso mundo. É uma coleção de artigos, cada um dos quais descreve um determinado sistema de controle, um enredo específico, uma unidade de controle, para o nosso mundo. O Livro do Zohar inclui outros artigos, como “Idra Raba” e “Idra Zuta“, que expressam profundezas mais internas do sistema.

É como no nosso mundo. Se estudarmos alguma parte de um carro, o sistema de energia, por exemplo. Nós estudamos o carburador, como ele prepara a mistura para a combustão no motor, etc. Isto é, o trabalho de um determinado sistema é alocado em blocos separados. O mesmo se aplica aos artigos em O Livro do Zohar: “Idra Raba,” Idra Zuta” e “Sifra de Tzniuta“.

Da Lição de Cabalá em Russo 12/02/17

Comente