Respostas Às Suas Perguntas, Parte 179

laitman_961.1Pergunta: Quando e por quem a lei “E deves amar o teu próximo como a ti mesmo” aparece pela primeira vez? É possível fazer referência à fonte? A opinião aceita é que a lei apareceu no livro de Levítico, e há uma opinião de que a lei foi proclamada pelo Rabi Akiva.

Resposta: Essa lei é uma lei sobre o comportamento geral de todas as partes da criação como uma única rede, e não importa como ou por quem foi escrita. Mas é possível procurar em Bereshit Rabba 24. “Ama o teu próximo como a ti mesmo (Leviticus 19, 18) Rabi Akiva diz: é uma grande regra na Torá”.

Pergunta: Por que está escrito no Livro do Zohar que o mal é uma condição necessária para a vida na face da Terra e que, através do pecado, Adão produziu outras pessoas? Se toda a terrena foi criada por Deus de acordo com Sua forma e imagem, quem criou o mal e para que, e por que Deus culpa uma pessoa, odeia e pune os ímpios? Como um Deus perfeito pode criar um pecado feio?

Resposta: É dito pelo Criador: “Eu criei a inclinação ao mal e criei a Torá como um tempero, pois a Luz nela o traz de volta ao bem” (Kiddushin 30:02).

Comente