Recompensa E Punição Em Nossas Vidas, Parte 7

Pergunta: As pessoas acreditam que serão recompensadas caso mantenham os mandamentos do Antigo Testamento e punidas caso os quebrem . É realmente assim? Eu sei que algumas pessoas colocam amuleto antes de ir a um check-up médico e acreditam que vai ajudá-las.

Resposta: De acordo com a sabedoria da Cabalá, uma pessoa é um grande desejo de receber, o que faz dela o oposto ao sistema da natureza em que ela existe.

A fim de alcançar conexão com o sistema, ela deve corrigir o seu desejo de egoísta e cuidar apenas de si mesmo, para altruísta e agir em benefício do sistema geral. Obviamente, só então ele vai ser realizado porque ele pertencerá a todo o sistema e não será desconectado, como ele é agora.

É por isso que todo o nosso trabalho está centrado em transformar nossa natureza do individualismo radical para completar a integração com o sistema. Esta transformação acontece como resultado de corrigir os desejos do indivíduo. Quando começamos a corrigir nosso desejo, descobrimos que não é apenas um desejo, mas consiste de 613 partes.

Todos estas 613 peças são egoístas, mas elas podem ser corrigidas com a ajuda de uma certa força oculta na natureza, chamada Luz. Quando atrair essa força de doação e amor que corrige e transforma, depois, é possível dizer que estamos mantendo a Torá e Mitzvot.

Todas as vezes que corrigimos outro e mais outro desejo egoísta, o conectamos ao sistema geral, com a ajuda desta Luz que Corrige, a Torá.

No sentido cabalístico, manter a Torá e Mitzvot é engajar no trabalho de corrigir desejos de egoísta para altruísta, integrando essa ligação com o sistema geral. Em última análise, uma pessoa torna-se parte integrante de todo o sistema. Na medida em que ela conecta-se ao sistema, corrigindo um desejo após o outro, a partir de individualista para altruísta, ela começa a sentir o sistema para um grau cada vez maior.

Isso significa que ela cada vez mais revela o sistema geral de toda a realidade, escalando as etapas de obtenção de mundos, níveis espirituais, entendendo cada vez mais e vivenciando isso. Esta é a revelação da verdadeira realidade para uma pessoa que é oferecida a ela pela sabedoria da Cabalá.

Pergunta: Onde estão as recompensas e punições em tudo isso?

Resposta: Recompensas tornam-se tudo o que me ajudar a corrigir outro dos 613 desejos e conectá-lo ao sistema geral. Desta forma, a partir da desconexão completa, eu venho para completar a integração com o sistema e isso torna-se uma recompensa para mim porque agora eu posso ser um elemento útil do sistema. E a punição é a revelação do meu desligamento do sistema.

Pergunta: Existe uma punição espiritual por quebrar os mandamentos que é chamada karet, que significa literalmente “extirpação” ou “cortar” a partir da alma coletiva de Israel. O que se quer dizer com isso?

Resposta: A separação de uma pessoa a partir do sistema geral é a punição de karet.

Pergunta: O que significa “pena de morte”? Por que o sistema promulga tal punição?

Resposta: A punição pela morte só pode estar no desejo egoísta, como a pessoa tratada com quimioterapia ou radiação que mata um tumor canceroso dentro dela. Ou seja, a punição com a morte é realizada sobre o tumor. No sistema geral, não existem tais punições, apenas no egoísmo.

Todo o sistema de recompensa e punição é apenas em relação ao egoísmo de uma pessoa. O egoísmo pode receber punição e até mesmo a pena de morte, enquanto, ao mesmo tempo, a pessoa começa a viver como parte integrante do sistema.

[207049]

De KabTV “Uma Nova Vida” do 2/2/16

Material Relacionado:
Recompensa E Castigo Em Nossas Vidas, Parte 6
Recompensa E Castigo Em Nossas Vidas, Parte 5
Recompensa E Castigo Em Nossas Vidas, Parte 4