Recompensa E Castigo Em Nossas Vidas, Parte 6

laitman_423_01No mundo moderno, as pessoas se tornam cada vez mais individualistas e, com isso, nos descobrimos cada vez mais ligados uns aos outros, mesmo que esses laços não nos tragam nenhum benefício.

Houve um tempo em que pensávamos que continuaríamos a descobrir mais do mundo: descobrimos novos continentes e comércio internacional. Mas, em última instância, isso terminou em grande decepção.

O desenvolvimento total da humanidade foi orientado apenas para encontrar maneiras de explorar egoisticamente a natureza de uma forma unilateral, sem levar em consideração seus interesses. É por isso que nosso desenvolvimento sempre foi negativo.

Verificamos que isso nos levou a um estado em que, por um lado, a humanidade pode proporcionar plena satisfação para si com todos os tipos de prazeres materiais ao nível do corpo, seu nível animal, ao mesmo tempo que sofre cada vez mais no nível humano.

Como resultado, não sabemos o que fazer conosco mesmos. Nós sofremos psicológica e espiritualmente pela falta de conexão correta entre nós e com o resto da existência.

Pergunta: Como, então, podemos nos comportar corretamente neste sistema para que possamos alcançar um resultado positivo?

Resposta: Nós precisamos alcançar um estado integrado, ou seja, precisamos levar em conta todo o sistema, como ele funciona, como podemos ser seus componentes integrais, e através de nossas ações, trazê-lo ao equilíbrio e unidade.

Porque agora somos nós que estamos causando seu desequilíbrio, como células cancerosas. O câncer em nossos corpos é o símbolo de células que pensam apenas em si mesmas e, portanto, destroem todo o corpo e elas mesmas. Um indivíduo faz exatamente a mesma coisa; é por isso que precisamos estudar.

Nós vivemos em um período especial de evolução em que as pessoas finalmente começam a perguntar sobre o sentido da vida, sobre o sistema que nos governa e sobre como entender, descobrir e se envolver ativamente nisso.

Pergunta: Como ocorre a transição do cálculo ordinário, quando eu considero a ausência de satisfação desejada como castigo e sua recepção como recompensa, para um novo cálculo para todo o sistema, desconsiderando o que preciso pessoalmente?

Resposta: Isso depende da educação. Se recebermos educação integral e começarmos a sentir o sistema, mudaremos nosso cálculo.

O que falta em um bebê em comparação com uma criança mais velha? Uma criança mais velha leva em conta mais fatores de sua existência: em relação ao pai, a mãe, a escola, outras pessoas, amigos e vizinhos. É por isso que ela interage de maneira diferente com a realidade. Ainda é relativamente limitado, mas não tanto quanto para o bebê, ela já está mais desenvolvida. Este é exatamente o tipo de relacionamento desenvolvido que precisamos aprender. Sem a educação integral e o desenvolvimento dos órgãos sensoriais que nos permitem revelar o sistema, não seremos capazes de avançar ainda mais. O sistema exige nossa participação ativa e consciente, não ações cegas.

Pergunta: Muitos pensam que podem receber a recompensa da resposta benevolente da natureza em troca de seu bom comportamento. É assim?

Resposta: Isto é muito correto, nós só precisamos descobrir o que constitui um bom comportamento. Isso é impossível de entender até que, pelo menos minimamente, conheçamos o sistema, cada vez avançando mais e ampliando nosso círculo. Então, apenas dentro deste quadro, dentro do limite do círculo, onde eu entendo, sinto e posso tomar decisões corretas, eu atuo. Eu ainda não saí do limite desse círculo.

De KabTV “Nova Vida” 02/02/17