Quem Está Predisposto À Sabedoria Da Cabalá?

Dr. Michael LaitmanO homem é criado com absoluta maldade e baixeza, como está escrito: “Quando a cria do burro selvagem nascer homem”. E todos os vasos do corpo da pessoa, ou seja, seus sentidos e qualidades, e especialmente o pensamento, servem-lhe apenas de maldade e insignificância o dia todo. (O Livro do Zohar, “VaYera”).

É assim que somos criados desde o nascimento, e hoje isso é revelado em toda a humanidade.

Nós temos estudantes na Austrália, Nova Zelândia, África, América do Sul e do Norte, Europa, Rússia, China, Japão e outros países. Isso mostra que o mundo já chegou a um estado em que as pessoas são realmente capazes de perceber uma elevação espiritual. O egoísmo material delas alcançou o nível a partir do qual a pessoa pode se afastar e se elevar.

Os Kelim (vasos) que tiverem as maiores deficiências tornaram-se os mais importantes. Isso significa que a medida da revelação neles é a maior.

Isso é natural. Se uma pessoa tem um grande egoísmo, ela irá revelar mais. No entanto, nós precisamos entender o que isso significa. Por exemplo, uma pessoa que aspira a tornar-se um bilionário geralmente não está predisposta à sabedoria da Cabalá.

Ela atrai a pessoa que tem um ponto interno exaltado, com a ajuda do qual ela pode dizer imediatamente se vale a pena fazer isso em sua vida ou não. Ela detecta isso não em sua mente, mas nas sensações internas, nos sentimentos.

A pessoa chega à Cabalá porque entende que precisa procurar algo muito interno; ela está preocupada com o sentido da vida e não com dinheiro, fama ou honra. Isso já requer uma resposta completamente diferente.

Da Lição de Cabalá em Russo 26/02/17