“Quarenta Chicotadas”

Laitman_155Torá, Deuteronômio, 25:01 – 25:04: Quando houver contenda entre alguns, e vierem a juízo, para que os julguem, ao justo justificarão, e ao injusto condenarão. E será que, se o injusto merecer chicotadas, o juiz o fará deitar-se, para que seja açoitado diante de si; segundo a sua culpa, será o número de chicotadas. Quarenta chicotadas lhe fará dar, não mais; para que, porventura, se lhe fizer dar mais chicotadas do que estes, teu irmão não fique envilecido aos teus olhos.
Não atarás a boca ao boi, quando debulhar
[o grão].

As chicotadas nos são dadas de propósito para ensinar o nosso egoísmo a obedecer a um juiz mais forte e superior, que é o próximo nível. Portanto, a pessoa pode punir o ego, mas apenas até o próximo nível. Quarenta é o nível de Bina. Não deve haver mais chicotadas porque isso seria considerado uma humilhação.

Se eu receber 40 chicotadas, não é uma humilhação nem uma punição, mas uma correção.

Em nossa época, as pessoas perceberiam isso como uma humilhação se fossem punidas por uma ofensa por espancamentos. Imagine um juiz dizendo ao acusado: “Nós condenamos você a 40 chicotadas ou a 2 anos de prisão”. Não é melhor para ele servir ao tempo e manter seu orgulho em vez de se sentir humilhado na frente dos outros?

Anteriormente, não havia prisões em Israel. Elas não são mencionadas na Torá, porque as prisões não corrigem. Apenas golpes podem corrigir.

A pessoa e a sociedade devem entender isso, assim se opõem ao egoísmo que o Criador colocou na pessoa. Se uma pessoa concorda com essa punição e a sociedade acredita que não há escolha, ela não deve ser punida, mas deve obter ajuda para se corrigir. Então, tanto o homem quanto a sociedade trabalham em conjunto com o ego. É precisamente o egoísmo que recebe quarenta golpes e não o homem!

Esse é um processo educacional e não uma punição.

Até hoje, as prisões nos EUA não são chamadas de casas de detenção, mas sim instituições correcionais. Um cão é colocado em uma gaiola e uma pessoa é colocada em correção.

O egoísmo nos é dado de cima e deve ser julgado. É por isso que o povo de Israel, mencionado na Torá, buscou a sua correção com a ajuda de golpes e não de prisão.

Pergunta: É dito: “Não atarás a boca ao boi, quando debulhar [o grão]”. O que isso significa?

Resposta: Quando um nível espiritual ascende em uma pessoa, o nível animal deve receber o que é devido.

Toda pessoa tem que passar pelo estado de golpes com os quais sobe ao nível de Bina. É assim que ela recebe punição e se eleva. E o animal permanece no seu nível e deve obter o que é devido.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 22/11/16