O Plano Para Sair Da Crise, Parte 8

laitman_629_3O objetivo da sociedade corrigida é o objetivo pessoal de todos

Pergunta: Como uma pessoa pode realizar suas inclinações pessoais na sociedade integral do futuro se a sociedade exigir alguma outra contribuição dela? Suponha que a pessoa queira se tornar um grande músico e se envolver apenas com a música, e a sociedade a envia para um trabalho diferente?

Resposta: O problema é que as pessoas ainda não entendem o que é a educação integral. Afinal, elas não a receberam e não sentem o que significa viver no país como se estivesse em uma família. Elas nem podem imaginar o que é.

Como resultado da educação integral, a pessoa tratará a sociedade e sua família como duas partes de um todo. Como hoje ela dá e recebe em sua família, ela também dará e receberá na sociedade. Se a sociedade for construída corretamente, ela dará confiança, segurança e tudo o que for necessário à pessoa.

A sociedade não quebrará ninguém – cada um poderá realizar suas inclinações. Nós estamos falando apenas do fato de que a pessoa deve investir na sociedade para receber dela tudo o que for necessário para satisfazer suas necessidades em todos os momentos e em todas as condições.

Pergunta: Como é possível que cada um faça o que quiser e se anule perante a sociedade ao mesmo tempo?

Resposta: Tudo depende da educação. Uma pessoa não pode simplesmente fazer o que quiser porque, após a educação integral, ela descobrirá seu lugar no sistema integral e, precisamente, se sentirá melhor.

Todos nós estamos em um único sistema. Se eu descobrir exatamente o meu lugar, vou querer estar precisamente nele de acordo com a minha natureza! A educação integral faz a pessoa entender seu propósito de acordo com a sua natureza, e ela não vai querer outra coisa. Afinal, precisamente esta tarefa será ideal para ela.

Pergunta: Cada pessoa quer realizar-se, essa é uma motivação interna muito forte. Como ela pode abandoná-la em prol da sociedade?

Resposta: Por meio da educação integral, a pessoa começará a ver um sistema integral e sentirá seu verdadeiro lugar nele. Então ela se esforçará em implementar exatamente o que está destinado a ela. Afinal, é exatamente isso que ela pode fazer melhor para a sociedade e para si mesma.

Imagine um sistema integral. Se eu for criado dessa forma para ser uma engrenagem em um lugar, não posso me esforçar para ir a outro lugar onde um elemento quadrangular é necessário. Eu sentirei que tenho que estar exatamente onde uma engrenagem é necessária e que essa é a melhor coisa que posso fazer por mim e pela sociedade. O objetivo da sociedade e meu objetivo pessoal se tornam iguais.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 29/01/17, Lição sobre o Tópico: “Mismah Arosa” (Documento de Arosa), “Plano Para Sair Da Crise”

Comente