Não Machuque A “Pessoa” Em Você

Laitman_507_03Torá, Deuteronômio, 27:24: Maldito seja aquele que ferir ao seu próximo em segredo. E todo o povo dirá: Amém.

“Em segredo” significa no tribunal. Trata-se de destruir egoisticamente uma oportunidade para sua próxima ação de correção. Se eu tomo um desejo e, em vez de corrigi-lo, eu o afasto da minha ação, então eu o mato dentro de mim, o que significa “ferir ao seu próximo em segredo”. Eu me amaldiçoo com isso.

O dano da alma por uma pessoa ou machucar “a pessoa” dentro de si é chamado de maldição.

Pergunta: Em outras palavras, eu devo cuidar do meu próximo, como se fosse educá-lo?

Resposta: É claro, este é o seu desejo. A Torá não fala de nada além dos desejos que estão dentro de cada um de nós. Ela nos diz como corrigi-los e como se tornar semelhante ao Criador.

Portanto, todas as coisas sobre as quais a Torá fala, como ovelhas, cabras, vacas, plantas, e muito mais, as pessoas – em todas as suas manifestações externas – implicam diferentes desejos dentro de uma pessoa. A Torá indica claramente o que você pode e não pode fazer. Portanto, ela diz o que você não toca, o que não é seu e o que o próprio sistema irá corrigir pra você.

Pergunta: Podemos dizer que, se eu não aspiro a cumprir a lei, “ama teu próximo como a ti mesmo”, é como se eu matasse meu próximo?

Resposta: Naturalmente, porque sua “sogra”, sua “esposa”, sua “mãe” e seu “pai”, não importa quem e o que são, estão todos dentro de você. Se você os corrige de forma incorreta, você os mata.

Pergunta: Isso significa que a humanidade está agora em estado de “matar seu próximo”?

Resposta: Claro, e especialmente dentro de si mesmo; nós matamos nossa alma dentro de nós mesmos.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 23/11/16