“Escreverás Nelas Todas As Palavras Desta Torá”

Laitman_509Torá, Deuteronômio, 27:01 – 27:03: E deram ordem, Moisés e os anciãos, ao povo de Israel, dizendo: Guardai todos estes mandamentos que hoje vos ordeno. Será, pois, que, no dia em que passares o Jordão à terra que te der o Senhor teu Deus, levantar-te-ás umas pedras grandes, e as caiarás. E, havendo-o passado, escreverás nelas todas as palavras desta lei (Torá), para entrares na terra que te der o Senhor teu Deus, terra que mana leite e mel, como te falou o Senhor Deus de teus pais.

O desejo egoísta que inicialmente age em nós cresce constantemente e nos leva a novas “montanhas” de aspirações e realizações egoístas. Ele sempre trabalha pela alienação entre nós e torna-se cada vez mais pedregoso e inacessível. Este “coração pedregoso” se traduz em relações rígidas, pedregosas, sem permeabilidade mútua. Isso é o que representa a pedra.

O coração pedregoso é o que uma pessoa tem; puro egoísmo. A Torá deve ser esculpida nele, como está escrito: “Escreva a Torá no seu coração”.

A terra de Israel simboliza um enorme desejo egoísta que precisa ser gradualmente conquistado, corrigido e transformado de maneira altruísta. Todos os doze fundamentos do desejo egoísta devem ser gradualmente orientados para as intenções altruístas, corrigindo-os assim.

Escrever ou gravar as palavras da Torá na pedra significa transformar seu coração egoísta em um coração oposto, altruísta. Esse é um trabalho enorme, mas quando você toma isso como condição para aceitar as leis de sua própria correção, significa que você está atravessando o rio Jordão e está entrando na terra de Israel: esses desejos que você está empenhado em corrigir. É por isso que você tem a oportunidade de entrar em tais estados.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 21/11/16